Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:ino:ino6

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
processos:ino:ino6 [2020/03/11 15:17]
analiddy
processos:ino:ino6 [2022/11/11 22:53] (atual)
admin
Linha 1: Linha 1:
-==== INO6 - Tendências,​ mercados e tecnologias são acompanhados visando identificar e motivar inovações ====+==== INO5 - Tendências,​ mercados e tecnologias são acompanhados visando identificar e motivar inovações ====
  
 Perfil aplicável: III Perfil aplicável: III
Linha 5: Linha 5:
 __**Valor**__ __**Valor**__
  
-Com maior atenção ao monitoramento do mercado e das novidades em desenvolvimento e pesquisa é possível gerenciar melhor os riscos, tanto de ameaças ao negócio quanto de possíveis oportunidades poderem ser perdidas devido à falta de atenção.+Com maior atenção ao monitoramento do mercado e das novidades em desenvolvimento e pesquisa é possível gerenciar melhor os riscos, tanto de ameaças ao negócio quanto de possíveis oportunidades poderem ser perdidas devido à falta de atenção. ​Ao acompanhar tendências,​ mercados e tecnologias,​ as organizações buscam visualizar formas e estratégias para se diferenciarem em relação às demais organizações do seu setor, e essa diferenciação pode contribuir para o desenvolvimento de vantagens competitivas. 
  
 ---- ----
Linha 11: Linha 12:
 __**Explicação**__ ​ __**Explicação**__ ​
  
-análise ​ comparativa ​ entre  ​os ​ vários  ​setores, ​ ​identificando ​aqueles que são menos ou mais dedicados à inovação, ​lançando luz sobre tipos de empreendimentos ​servindo ​como base para orientar a ação, tanto de organizações ​como de órgão ​de apoio, como o próprio ​SEBRAE. +O acompanhamento de tendências,​ mercados e tecnologias possibilita realizar uma análise comparativa entre a organização e seus concorrentes,​ bem como com outros ​setores, ​visando não só identificar ​aqueles que são menos ou mais dedicados à inovação, ​mas também observar ​tipos de iniciativas ​empreendimentos que podem servir ​como base para nortear ações, tanto da própria organização ​como de órgãos ​de apoio, como por exemplo, ​o SEBRAE. ​Embora ​as organizações ​inovem por meio de dimensões semelhantes,​ observa-se que a intensidade da inovação ​pode variar muito de um setor para o outro.
-embora  ​as  ​empresas  ​inovem ​ por  meio  de  dimensões ​ semelhantes,​ observa-se ​ que   intensidade ​ da  inovação ​ ​varia ​ significativamente  ​de  um  setor  para  o outro. ​ +
- +
-Em  razão ​ da  globalização ​ e  da  alta  competitividade ​ dos  mercados, ​ as  organizações ​ buscam ​ a inovação ​ como forma de  se  diferenciar ​ de seus  concorrentes ​ e  melhorar ​ seu  desempenho ​ e,  consequentemente, ​ sua vantagem ​ competitiva. Estar atento às tendências,​ mercado e tecnologia constitui uma das formas de se buscar níveis de desempenho (econômico ou produtivo) acima da média do mercado e (re)direcionar estratégias adotadas pelas organizações em busca de maior competitividade. Nessa perspectiva,​ o investimento em inovação pode favorecer o alcance de vantagem competitiva,​ na medida que propicia as condições para se obter um desempenho superior. +
- +
-Segundo o “paradoxo da imitabilidade” (Barney, 1996), quanto menos custoso for para uma organização desenvolver ou adquirir ​ os  recursos ​ que  lhe  dariam ​ vantagem ​ competitiva, ​ tanto  mais  fácil ​ será, ​ provavelmente,​ para  seus  concorrentes ​ os  desenvolverem ​ ou  adquirirem ​ por  custo  semelhante, ​ gerando ​ apenas paridade competitiva no mercado. A solução para esse paradoxo talvez esteja no constante incentivo à inovação, fazendo com que os investimentos em P&D estejam ​ fortemente associados à futura ​ participação de novos produtos na receita total das organizações,​ reforçando a relevância da inovação como fator que afeta positivamente o desempenho organizacional. +
  
 +Em razão da globalização e da alta competitividade dos mercados, as organizações buscam a inovação como forma de se diferenciar de seus concorrentes e melhorar seu desempenho e, consequentemente,​ sua vantagem competitiva. Estar atento às tendências,​ mercado e tecnologia constitui uma das formas de se buscar níveis de desempenho (econômico ou produtivo) acima da média do mercado e (re)direcionar estratégias adotadas pelas organizações em busca de maior competitividade. Nessa perspectiva,​ o investimento em inovação pode favorecer o alcance de vantagem competitiva,​ na medida que propicia as condições para se obter um desempenho superior.
  
 +Segundo o “paradoxo da imitabilidade” [1], quanto menos custoso for para uma organização desenvolver ou adquirir recursos que lhe fornecem vantagem competitiva,​ provavelmente tanto mais fácil será, para seus concorrentes,​ desenvolverem ou adquirirem recursos semelhantes por custo semelhante, o que levará apenas à paridade competitiva no mercado. Uma possível solução para este paradoxo talvez esteja no constante incentivo à inovação, fazendo com que os investimentos em P&D estejam fortemente associados à futura participação de novos produtos na receita total da organização,​ reforçando a relevância da inovação como fator que afeta positivamente o desempenho organizacional.
  
 +[1] BARNEY, Jay B., Gaining and Sustaining Competitive Advantage, Reading – MA: Addison-Wesley Publishing Company, 1996.
  
 ---- ----
Linha 26: Linha 24:
 __**Dicas**__ ​ __**Dicas**__ ​
  
-Uma das formas possíveis de implementar este resultado é utilizando o [[ferramentas:​radar_da_inovação|Radar da Inovação]],​ ferramenta que possibilita gerenciar 12 dimensões relacionadas a tendências,​ mercados e tecnologias. Esta ferramenta pode apontar ​ em  quais  dimensões ​ as organizações ​ de  um  determinado ​ setor  têm  inovado, ​ ao  mesmo  tempo  em  que  pode sinalizar ​ quais dimensões ainda  estão ​ pouco  exploradas ​  que,  portanto, ​ podem  diferenciar ​ uma  organização ​ em  relação ​ aos  seus concorrentes setoriais. Dessa forma, o  Radar  da  Inovação pode  efetivamente ​ ser  utilizado ​ como  ferramenta ​ para  o alcance de vantagem competitiva em um segmento, à medida que aponta as dimensões que têm sido pouco exploradas e que podem vir a constituir-se em um diferencial competitivo.+Uma das formas possíveis de implementar este resultado é utilizando o [[ferramentas:​radar_da_inovação| Radar da Inovação]],​ ferramenta que possibilita gerenciar 12 dimensões relacionadas a tendências,​ mercados e tecnologias. Esta ferramenta pode apontar em quais dimensões as organizações de um determinado setor têm inovado, ao mesmo tempo em que pode sinalizar quais dimensões ainda estão pouco exploradas e que, portanto, podem diferenciar uma organização em relação aos seus concorrentes setoriais. Dessa forma, o Radar da Inovação pode efetivamente ser utilizado como ferramenta para o alcance de vantagem competitiva em um segmento, à medida que aponta as dimensões que têm sido pouco exploradas e que podem vir a constituir-se em um diferencial competitivo. 
 + 
 +Vale destacar também que a inovação não ocorre da mesma forma entre os vários tipos de organizações e, por isso, comparações devem ser feitas sempre com cautela. 
  
-O SEBRAE (Serviço ​ Brasileiro ​ de  Apoio  às  Micro  e  Pequenas ​ Empresas) desenvolve o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) com o objetivo de fomentar a prática da inovação para as micro e  pequenas ​ empresas e sensibilizar os empresários sobre a importância da inovação como fator de sucesso. Em geral utiliza como ferramenta para o diagnóstico inicial da inovação na empresa o  Radar da Inovação. 
  
  
processos/ino/ino6.1583950620.txt.gz · Última modificação: 2021/03/12 08:47 (edição externa)