Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:ris:ris5

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
processos:ris:ris5 [2019/09/09 19:29]
analiddy
processos:ris:ris5 [2022/11/14 21:11] (atual)
admin
Linha 1: Linha 1:
-==== RIS5 - Ações para resposta e tratamento dos riscos e incertezas ​identificados,​ visando aumentar as oportunidades e/ou reduzir as ameaças, são determinadas e executadas ====+==== RIS4 - Ações para resposta e tratamento dos riscos e oportunidades ​identificados,​ visando aumentar as oportunidades e/ou reduzir as ameaças, são determinadas e executadas==== 
 + 
 +Perfis aplicáveis:​ II e III
  
 __**Valor**__ __**Valor**__
  
-<incluir frase curta para descrever o que resultado agrega ​para a empresa>​ +Executar ações de forma planejada e coordenada ​para diminuir os riscos e aumentar as oportunidades existentes ​para aqueles riscos e oportunidades que são considerados relevantes de acordo com o grau de exposição ao risco [[processos:​ris:​ris3#​Ex|Ex]]. Essas ações devem ser viáveis do ponto de vista econômico e sempre atender as legislações e regulamentações vigentes. ​
- +
  
 ---- ----
Linha 11: Linha 11:
 __**Explicação**__ ​ __**Explicação**__ ​
  
-<passar uma visão geral as formas ​de implementação>​+Todos os riscos devem ser analisados em relação ao que fazer com eles como tratá-los, o que é chamado ​de estratégia de tratamento dos riscos. Existem várias estratégias para tratamento dos riscos, conforme a figura a seguir:
  
 + {{ :​processos:​ris:​tratamentorisco.png?​direct&​400 |}}
  
 +  * Aceitar/​Conviver:​
 +     * Reconhecer o risco, mas não tomar nenhuma ação. ​
 +     * Se acontecer, aconteceu
 +  * Evitar
 +     * Eliminar o tratamento, eliminando a causa
 +  * Reduzir/​Mitigar
 +     * Reduzir a probabilidade ou o impacto de uma ameaça.
 +     * Reduzir a probabilidade e/ou
 +     * Reduzir o impacto
 +  * Transferir
 +     * Fazer uma outra parte ser responsável pelo risco. Ex: seguros, garantia, terceirização. ​
 +
 +Selecionar a opção mais adequada de tratamento de riscos envolve equilibrar, de um lado, os custos e os esforços ​ de implementação e, de outro, os benefícios decorrentes,​ relativos a requisitos legais, regulatórios ou quaisquer outros, tais como o da responsabilidade social e o da proteção do ambiente natural. Convém que as decisões também levem em consideração os riscos que demandam um tratamento economicamente não justificável,​ como, por exemplo, riscos severos (com grande consequência negativa), porém raros (com probabilidade muito baixa) [[processos:​ris#​Referências|NBR ISO 31000:​2018]].
 +
 +Quando a opção for Reduzir/​Mitigar,​ normalmente,​ usa-se:
 +
 +  * Plano de mitigação:​ quando a probabilidade é alta e se quer reduzir a probabilidade do risco acontecer
 +  * Plano de contingência:​ quando o impacto alto e se quer reduzir as consequências do risco se o risco ocorrer. Os planos de contingência devem ser colocados em prática apenas caso o risco torne-se uma realidade. ​
 +
 +Para ambos os planos deve-se definir responsáveis pela execução das ações, datas do início e fim das ações, recursos necessários,​ enfim, um plano de ação. Deve-se definir formas de acompanhamento para os riscos e indicadores para disparar a execução de um plano de mitigação ou de contingência.
 +
 +Oportunidades
 +Os tratamentos das oportunidades (riscos positivos) podem conter 4 estratégias:​ Aceitar, Mitigar, Transferir ou Eliminar.
 +
 +Para os riscos positivos/​oportunidades os tratamentos são os relacionados abaixo e devem ser indicados como categoria Oportunidade e o tratamento deve ser indicado no Campo Plano de Ação - Descrição
 +
 +Explorar: É o desejo de garantir que a oportunidade aconteça e se concretize durante o projeto. Exemplo: Certificar um profissional para a participação da empresa em uma licitação que exige tal certificação.
 +
 +Compartilhar:​ Unir-se a um ou mais terceiros que tenham maior qualificação para capturar a oportunidade em benefício do projeto. Exemplo: Montar um consórcio de empresas com parceiros que já tenham as qualificações exigidas para a participação em uma determinada licitação.
 +
 +Melhorar: Procurar facilitar ou aumentar as possibilidades de que a oportunidade aconteça. Exemplo: Finalizar o projeto atual dentro dos objetivos do cliente, pensando em futuras oportunidades de novos projetos.
 +
 +Aceitar: Quando não é possível aplicar nenhuma das outras estratégias,​ e a equipe deseja a oportunidade,​ mas não tem o objetivo de aplicar esforços para que ela aconteça.
 +
 +Para as oportunidades os planos atenuantes são, na verdade, os planos de exploração que tem como objetivo determinar as ações a serem tomadas pela equipe para maximizar as possibilidades da oportunidade ocorrer, e otimizar o seu impacto caso ocorra. Uma ação de exploração referente a um determinado Risco deve possuir no mínimo uma breve descrição para sua realização,​ uma pessoa responsável e uma data para sua execução.
  
 ---- ----
Linha 19: Linha 55:
 __**Dicas**__ ​ __**Dicas**__ ​
  
-<colocar exemplos ​informações derivadas da prática ​com objetivo ​de auxiliar na implementação>​+  * Muito frequentemente,​ o tratamento de riscos é somente executado para aqueles riscos julgados “altos” ou “médios”. 
 + 
 +  * Uma forma de garantir a execução das ações de tratamento dos riscos é integrá-las ao monitoramento dos riscos. 
 + 
 +  * Várias opções de tratamento podem ser consideradas ​aplicadas individualmente ou combinadas. A organização,​ normalmente,​ beneficia-se ​com a adoção ​de uma combinação de opções de tratamento. 
 + 
 +  * Quando as opções de tratamento de riscos afetarem o risco para a organização como um todos ou os stakeholders é importante que os envolvidos participem da decisão sobre o tratamento dos riscos. 
  
  
  
  
processos/ris/ris5.1568068160.txt.gz · Última modificação: 2021/03/12 08:47 (edição externa)