IDE3 - A viabilidade de ideias é avaliada e documentada utilizando critérios objetivos

Perfis aplicáveis: I, II e II

Valor

Analisar a viabilidade da ideia de forma objetiva para que sejam selecionadas ideias promissoras, evitando a seleção somente pela intuição e subjetivamente.


Explicação

A abordagem de gestão da ideia deve prever um momento para análise de viabilidade das ideias, e com isso, a identificação das ideias mais promissoras. A avaliação da viabilidade das ideias e a sua seleção por parte dos patrocinadores devem ser feita com base em um conjunto de critérios objetivos, previamente estabelecidos. Alguns exemplos de critérios são:

Os critérios podem ter uma lista de requisitos a ser cumprida que permite a análise formal de sua viabilidade. Os critérios podem ainda ter pesos, que permitam a diferenciação e priorização das ideias.


Dicas

Durante o processo de criação da ideia, as motivações identificadas no processo de contextualização podem ser utilizados como critérios neste momento.

Adote pelo menos um critério relacionado a quanto a ideia é desejada pelas pessoas, um quanto a aplicabilidade e impacto no mercado ou na organização, relacionada ao retorno do investimento e ainda um quanto a viabilidade técnica.

O momento de análise pode ser temporal ou ainda sob demanda, neste segundo caso, um moderador com responsabilidades relacionadas a inovação que possa realizar uma analise preliminar das ideias. As ideias selecionadas pelo moderador poderiam ser selecionadas para análise quanto a sua viabilidade.

Novos envolvidos podem ser chamados para colaborar neste processo.