RIS5 - A situação dos riscos e oportunidades decorrentes de pesquisa, desenvolvimento e inovação é disponibilizada às partes interessadas.

Perfis aplicáveis: II e III

Valor

Comunicar como o objetivo de comprometer as partes interessadas (stakeholders) para que ajam de maneira proativa na identificação e avaliação mais rápida e assertiva sobre os riscos, incertezas e oportunidades, além de se comprometerem com ações relacionadas aos riscos.

Como as partes interessadas podem ter percepções diferentes em relação a tolerância aos riscos devido às diferenças de valores, necessidades, suposições, conceitos e preocupações, os seus pontos de vista podem ter um impacto significativo sobre as decisões tomadas [NBR ISO 31000:2018]. Nesse caso, essas diferenças de ponto de vista por si só podem se tornar um risco a ser gerenciado, daí a importância da comunicação como forma de uniformizar o entendimento.


Explicação

A comunicação com às partes interessadas internas e externas deve acontecer durante todas as fases do processo de gestão de riscos. Para que isso seja efetivo deve existir um plano de comunicação deve incluir, no mínimo:

Além disso, alguns aspectos devem ser considerados:

A comunicação deve facilitar a troca de informações confiáveis, pertinentes, exatas e compreensíveis, levando em consideração os aspectos de confidencialidade e integridade das pessoas.


Dicas