Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


geral:visao_geral_perfis

Visão Geral dos Perfis do MGPDI

O MGPDI baseia-se no conceito de capacidade de processos e está alinhado à família de norma ISO/IEC 330xx – Melhoria e Avaliação de Processos (ISO/IEC, 2015a), antiga ISO/IEC 15504.

No MGPDI, a distribuição em Perfis busca refletir o grau de capacidade (qualidade da definição e execução) dos processos, ou seja, cada Perfil expressa o grau de refinamento e institucionalização com que o conjunto de processos daquele Perfil são executados na organização, o que é definido a partir dos atributos de processos (APs). Assim, à medida que a organização evolui nos perfis, um maior nível de capacidade para desempenhar o processo deve ser atingido. O atendimento aos atributos de processos é cumulativo e requerido para todos os processos correspondentes ao Perfil de processo atual ou superior. Embora os atributos dos processos não estejam explicitamente detalhados dentro de cada processo, a abordagem estabelecida, expressa no primeiro resultado esperado de cada processo deve refletir o grau de capacidade esperado para a execução do processo naquele Perfil, decorrente desses atributos de processo.

Aplicáveis a organizações de qualquer porte e qualquer segmento, os perfis de processos são, portanto, sequenciais e cumulativos. Eles definem uma forma de priorizar as ações de melhoria visando aumentar a maturidade dos processos de gestão da PD&I. Os perfis do MGPDI são:

A figura abaixo apresenta uma visão geral dos perfis e seus processos associados.

geral/visao_geral_perfis.txt · Última modificação: 2023/05/27 22:36 por ana