Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:col:col2

Essa é uma revisão anterior do documento!



Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/softsul/www/mgpdi/dokuwiki/inc/parser/handler.php on line 1552

COL2 - Interações e contatos internos e externos são estimulados visando criar oportunidades para troca de experiências e aprendizado, fomentando o intercâmbio do conhecimento e a aprendizagem

Perfis aplicáveis: I, II e II

Valor

O estímulo à colaboração pode ser um catalisador para incentivar a geração de ideias, a troca de experiências, o intercâmbio do conhecimento e o aprendizado coletivo, que podem aprimorar a inovação nas organizações.


Explicação

EM CONSTRUÇÃO Perfil I - deve estimular iterações e contatos internos e externos por meio de “colaboração síncrona e assíncrona” efetivamente realizada. Perfil II - mas deve-se estimular iterações e contatos internos e externos usando “ferramentas de colaboração” (p. ex.: Trello) Perfil III - deve conter um “processo instanciado” a partir do processo padrão existente na empresa.

Fomentar a colaboração é essencial no cenário atual. Concentrar atribuições em uma só pessoa pode levar ao desgaste físico e emocional do profissional, que em muitas situações perde a motivação para o trabalho. O estímulo à geração e troca de ideias, experiências e conhecimentos possibilita uma maior engajamento do profissional com o propósito estabelecido, proporcionando um ambiente de trabalho positivo e estimulante, propício à cooperação e à criatividade. Os colaboradores sentem-se mais à vontade para expor novas ideias e dar sua opinião acerca dos processos da empresa, o que abre caminho para a inovação.

Assim, a organização deve estimular iterações e contatos internos e externos, o que pode ocorrer de diversas formas, entre elas: realização de eventos e workshops, internos e/ou externos; incentivo à colaboração síncrona e assíncrona; disponibilização e uso de ferramentas de colaboração (p. ex.: Trello); estímulo à receptividade das pessoas a feedbacks e à capacidade de absorvê-los; redução de hierarquias em grupos de trabalho; criação de ambientes flexíveis, propícios à mudança; fortalecimento do trabalho em equipe; aproveitamento das habilidades e pontos fortes dos colaboradores para superar desafios; uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes diversos (gameficação).


Dicas

Buscar meios de fazer com que as pessoas se sintam estimuladas para se relacionarem em busca de resultados.

Para fins de avaliação, buscar evidências que mostrem que os envolvidos se sentem estimulados à colaboração interna e/ou externa utilizando os recursos disponibilizados pela organização.

processos/col/col2.1583784458.txt.gz · Última modificação: 2021/03/12 08:47 (edição externa)