MGPDI

O Modelo de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, MGPDI, foi desenvolvida pela SOFTSUL em 2008, inicialmente como uma metodologia, com recursos FINEP e contou com a participação de uma equipe multidisciplinar (universidades, centros de pesquisa e instituições) na sua definição.

Baseia-se em processos definidos nos modelos internacionais de inovação buscando atender a necessidade de implantar nas empresas os princípios da inovação, de forma adequada ao contexto das empresas brasileiras e estando em consonância com as principais abordagens para definição, avaliação e gestão de produtos e serviços inovadores. Foi desenhada em concordância com a Lei de inovação e de modelos de análise de melhores práticas (MPSBR, TRIZ, CMMI, OSLO, PMI, RBS).

Com o MGPDI, os conceitos, os processos, práticas e ferramentas são disponibilizados permitindo uma maior eficácia na concepção e proposição de inovações, de forma adequada e aderente ao perfil das empresas, compatível com os padrões de qualidade e modelos de melhoria de processos já disponíveis e aceitos internacionalmente.

Existe um modelo de negocio incluindo capacitação e implantação da metodologia conforme os perfis das empresas em relação à inovação, com fases e atividades definidas baseado no conhecimento e experiência da SOFTSUL com modelos de processos de qualidade.

Como Modelo de Inovação, o MGPDI pode ser aplicado em organizações de qualquer porte e qualquer segmento dando preferência às organizações na área de TIC em virtude da missão da SOFTSUL em promover o desenvolvimento do setor de TIC.

A implementação e avaliação do modelo de inovação MGPDI nas empresas se dará por profissionais treinados e qualificados pela SOFTSUL.