RIS1 - Riscos e oportunidades decorrentes de pesquisa, desenvolvimento e inovação são identificados.

Perfis aplicáveis: II e III

Valor

Buscar, localizar e identificar os riscos antes que eles se tornem problemas reais e, nesse caso, as perdas poderiam ser piores. Adicionalmente, não se pode gerenciar o que não se conhece.

“Se um projeto não tem riscos, não o faça.” Tom de Marco.


Explicação

A gestão de riscos deve ser executada para todos os aspectos que trata a pesquisa, desenvolvimento e inovação representados pelos processos do MGPDI. Portanto, a identificação de riscos deve compreender: a gestão da ideia, gestão da inovação, gestão da pesquisa, desenvolvimento, etc.

Na identificação de riscos e incertezas pode-se utilizar várias técnicas como: check-list, comparação análoga, análise de premissas, reunião de brainstorming, fatores de risco. A atividade de identificação de riscos pode fazer uso de várias abordagens incluindo:


Dicas

Os riscos não são identificados apenas no início do projeto. A gerência de riscos é dinâmica, pois novos riscos podem surgir e estes devem novamente ser analisados e priorizados.

Como os projetos de inovação, na maioria das vezes, não foram implementados ainda a identificação de risco deve contar com pessoas com vários perfis e expertises de para que a visão sobre o risco seja mais ampla possível.

É importante sempre se perguntar sobre o porquê aquele risco está presente. Essa técnica ajuda a verificar se está se levantando o risco ou o efeito do risco. Muitas vezes, a resposta do porquê é o próprio risco.