Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:ris

RIS – Gestão de Riscos e Oportunidades

Objetivos

A Gerência de Riscos e Oportunidades tem como objetivo o tratamento sistemático de incertezas do projeto, riscos, ajudando as organizações a evitarem perdas, retrabalho, cancelamento de projetos. A Gerência de Riscos e Oportunidades estimula o sucesso dos projetos, potencializando oportunidades e diminuindo as chances de fracasso. Esse processo deve ser aplicado em relação a todos os outros processos do MGPDI, ou seja, deve-se avaliar riscos em relação à gestão de ideias, gestão de projetos de PD&I, gestão de portfólio etc.

Importância e benefícios esperados

Em projetos de inovação, aonde a oportunidades são grandes, mas os riscos e incertezas existem. O risco da inovação é uma questão estratégica. O risco de não inovar é, muitas vezes, tão alto quando o risco da inovação, se não for maior! Kimberley Johnson chefe o escritório de operação da Fannie Mae PWC, 2018.

No Dicionário Aurélio, risco é a situação em que há probabilidades mais ou menos previsíveis de perda ou ganho. Nesse sentido, risco é uma opção e não um destino. Segundo Tom de Marco [HALL98], “Mover-se agressivamente em direção às oportunidades significa correr para, muito mais do que do risco”. Essa visão exposta por Tom de Marcos correr com “sucesso” para o risco, requer mais do que processos competentes e uma habilidade de pensar intuitivamente requer disciplina e um processo.

Os benefícios da gerência de risco são muito, entre eles:

• aumentar a probabilidade de atingir os objetivos de negócio investindo em ideias e projetos de inovação que possam dar o maior retorno sem perdas significativas;

• melhorar a identificação de oportunidades e ameaças;

• melhorar a comunicação das situações que podem levar a falhas das iniciativas e projetos de inovação;

• estabelecer uma base confiável para a tomada de decisão e o planejamento;

• melhorar os controles;

• alocar e utilizar eficazmente os recursos para o tratamento de riscos;

• minimizar perdas;

• melhorar a aprendizagem organizacional; e

• aumentar a resiliência da organização.

Resultados esperados

Este processo é formado pelo conjunto de resultados esperados apresentados a seguir.

RIS1 (perfil II) - Riscos e oportunidades decorrentes de pesquisa, desenvolvimento e inovação são identificados.

RIS2 (perfil II) - A probabilidade e o impacto de ocorrência, bem como o grau de exposição de riscos de pesquisa, desenvolvimento e inovação são determinados.

RIS3 (perfil II) - Riscos e oportunidades são monitorados e atualizados, conforme pertinente.

RIS4 (perfil II) - Ações para resposta e tratamento dos riscos e oportunidades, visando aumentar as oportunidades e/ou reduzir as ameaças, são determinadas e executadas.

RIS5 (perfil II) - A situação dos riscos e oportunidades decorrentes de pesquisa, desenvolvimento e inovação é disponibilizada às partes interessadas.

RIS6 (perfil III) - Riscos e oportunidades decorrentes de pesquisa, desenvolvimento e inovação são tratados também em nível organizacional.

Termos relevantes

Incertezas - Incerteza pode ser de tempo, controle e de informação das escolhas que nós fazemos [CHARETTE, 1990]. É a probabilidade de ocorrer um evento (diferente de risco, que leva em conta o impacto)[Pritchard, 1997].

Gestão de riscos: atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere a riscos

Risco: efeito da incerteza nos objetivos

NOTA 1 Um efeito é um desvio em relação ao esperado, pode ser positivo, negativo ou ambos e pode abordar, criar ou resultar em oportunidades e ameaças.

NOTA 2 Os objetivos podem ter diferentes aspectos e categorias, e podem ser aplicados em diferentes níveis (tais como estratégico, em toda a organização, de projeto, de produto e de processo).

NOTA 3 O risco é normalmente expresso em termos de fontes de risco, eventos potenciais suas consequências e suas probabilidades. É definido como a probabilidade de um evento indesejável ocorrer e o significado da consequência para a ocorrência (um evento e sua probabilidade e impacto) [Pritchard, 1997]. É a probabilidade de ocorrência de consequências indesejadas de um evento e decisão. Cada risco tem uma probabilidade e um impacto que podem afetar ambos os elementos [CHARETTE, 1990].

Oportunidade: É a probabilidade de exceder as expectativas [PMI, 2000].

Fonte de risco: elemento que, individualmente ou combinado, tem o potencial para dar origem ao risco.

Evento: ocorrência ou mudança em um conjunto específico de circunstâncias

NOTA 1 Um evento pode consistir em uma ou mais ocorrências e pode ter várias causas e várias consequências.

NOTA 2 Um evento pode também ser algo que é esperado, mas não acontece, ou algo que não é esperado, mas acontece.

NOTA 3 Um evento pode ser uma fonte de risco.

Consequência: resultado de um evento que afeta os objetivos

NOTA 1 Uma consequência pode ser certa ou incerta e pode ter efeitos positivos ou negativos, diretos ou indiretos, nos objetivos.

NOTA 2 As consequências podem ser expressas qualitativa ou quantitativamente.

NOTA 3 Qualquer consequência pode escalar por meio de efeitos cascata e cumulativos

Probabilidade: chance de algo acontecer

NOTA 1 Na terminologia de gestão de riscos, a palavra ”probabilidade“ é utilizada para referir-se à chance de algo acontecer, não importando se definida, medida ou determinada objetiva ou subjetivamente, qualitativa ou quantitativamente, e se descrita utilizando-se termos gerais ou matemáticos (como probabilidade ou frequência durante um determinado período de tempo).

NOTA 2 O termo em Inglês “likelihood” não tem um equivalente direto em algumas línguas; em vez disso, o equivalente do termo “probability” é frequentemente utilizado. Entretanto, em Inglês, “probability” é muitas vezes interpretado estritamente como uma expressão matemática. Portanto, na terminologia de gestão de riscos, convém que “likelihood” seja utilizado com a mesma ampla interpretação que o termo “probability” tem em muitos outros idiomas além do inglês. NBR ISO 31000:2018.

Problema: Qualquer questão que dá margem a hesitação ou perplexidade, por ser difícil de explicar ou de resolver. É quando o risco ocorre, ou seja, probabilidade 100% ou igual a 1.

Oportunidade: É a probabilidade de exceder as expectativas [PMI, 2000].

Origem de risco: Categorias de possíveis eventos que podem afetar o projeto positiva ou negativamente. [PRITCHARD, 1997].

Algumas formas de realização

Existem vários modelos de processos de gestão de risco e oportunidades disponíveis, mas todos eles têm em comum: identificação, avaliação e controle de riscos. Um processo básico pode ser encontrado na NBR ISO 31000:2018, o qual corresponde a figura 1. Os itens entre parênteses () correspondem aos resultados do MGPDI relacionados a gestão de riscos e oportunidades.

                                    Figura 1 - Processo da ABNT NBR ISO 31000:2018

Estabelecimento do contexto: corresponde a definição de quais parâmetros internos e externos devem ser levados em consideração e o escopo e os critérios de risco para o processo de gestão de risco.

Avaliação de riscos: tem como objetivo auxiliar na tomada de decisões com base nos resultados da análise de riscos, sobre quais riscos necessitam de tratamento, quais estratégias e métodos mais adequados de tratamento de riscos e qual será a prioridade desse tratamento em relação ao conjunto de riscos. Essa atividade será detalhada no Resultado RIS2.

Tratamento de riscos: tem como objetivo executar os planos de tratamento dos riscos para reduzir os riscos e potencializar as oportunidades, incluindo a análise sobre os riscos residuais, após a execução do tratamento dos riscos. Essa atividade será detalhada no Resultado RIS5.

Comunicação e consulta: tem como objetivo comunicação e ouvir as partes interessadas (stakeholders internos e externos) durante todas as fases do processo de gestão de riscos para que eles tenham ciência. Essa atividade será detalhada no Resultado RIS4.

Monitoramento e análise crítica: tem como objetivo monitorar riscos com a identificar novos riscos, a execução dos planos de redução de riscos e avaliação de seus efeitos fazendo com que os riscos fiquem sob controle. Essa atividade será detalhada no Resultado RIS3.

Para ser bem sucedida a gestão de riscos e oportunidades precisa levar em consideração:

  • Todo risco tem por trás uma oportunidade;
  • Ambiente cultural, social e político da empresa;
  • Legislações e regulamentos internacionais, nacionais, regionais, locais ou internos;
  • Impacto dos riscos, incertezas e oportunidades na organização e nos objetivos de negócio;
  • Ambiente financeiro, tecnológico, econômico e competitivo;
  • Relações com os stakeholders e suas percepções e valores;
  • Capacidades entendidas em termos de recursos e conhecimento (por exemplo, capital, tempo, pessoas, processos, sistemas e tecnologias);
  • Deve haver fundos (recursos financeiros) para a gestão de riscos e oportunidades;
  • Relações contratuais existentes;
  • Transparência dos riscos, incertezas, oportunidades e suas consequências;
  • Comunicar riscos e oportunidades para a pessoa certa;
  • Deve ser dinâmica, interativas e capaz de reagir a mudanças;
  • Acontece a todo momento durante o desenvolvimento, pesquisa e inovação;
  • Deve-se obter responsabilidade para o risco e oportunidade;
  • Nunca se deve culpar pessoas pela gestão de riscos e oportunidades;
  • Ser proativa; e
  • Aprender quando os resultados forem inesperados.

A definição do escopo e critérios para a gestão de risco compreende a definição do processo com os papeis e responsabilidades para a gestão de riscos e oportunidades da organização. Também como os riscos e oportunidades serão calculados.

A definição de como o processo irá ser realizado na organização pode ser implementado conforme as orientações a seguir:

Gerência de Riscos e Oportunidades sendo aplicada nas atividades de PD&I:

Ela é vista como parte da gerência de projetos e é executada pelo gerente de projeto ou é delegada para um membro da equipe, ou seja, as funções de gerência de riscos e oportunidades são executadas em nível de projeto na organização o que poderá corresponder aos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Gerência de Riscos e Oportunidades sendo o condutor da Gerência de Projetos de PD&I:

a gerência de projetos é voltada para gerenciar riscos e oportunidades, pois se baseia na ideia que, se não existe risco e nem oportunidades, a necessidade da gerência de projetos desapareceria. Quando a abordagem adotada é essa, muitas organizações chamam a gerência de projetos de “Gerência de projetos dirigida a riscos e oportunidades”.

Gerência de riscos e oportunidades em nível organizacional:

A gerência de riscos e oportunidades seria um processo separado e organizacional apoiando todos os processos e projetos da organização. Essa abordagem está em conformidade com a norma ABNT NBR ISO 31000:2018 e com o que se espera da gestão de riscos e oportunidades no perfil III e no Resultado RIS 6.


Referências

CHAPMAN & WARD:1997 - CHAPMAN, Chris; WARD, Stephen. Project risk management: processes, techniques, and insights. Chichester: John Wiley & Sons, 1997.

CHARETTE:1990 CHARETTE, Robert. Application strategies for risk analysis. New York: Multiscience Press, 1990.

NBR ISO 31000:2018 ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 31000:2018 – Gestão de risco – Diretrizes. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

MACHADO:2002 , MACHADO, Cristina Ângela Filipak. A-Risk - Um método para identificação e quantificação de riscos em desenvolvimento de software, PUC-Pr, 2002. Disponível em: https://www.linkedin.com/posts/cristina-machado-a3245a9_gest%C3%A3o-de-risco-arisk-activity-6691037217327988736-2X0w

Pwc:2018 Managing Risk and enabling growth in the age of innovation https://www.corporatecomplianceinsights.com/pwcs-2018-risk-in-review/ acessado em 16/06/2020.

PMI:2017 PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE - PMI. A guide to the project management body of knowledge. Syba: PMI Publishing Division, 2017. Disponível em: <www.pmi.org>.

PRITCHARD:1997 PRITCHARD, Carl L. Risk management: concepts and guidance. Arlington: ESI International, 2014.

Ver também

POR - Gestão de Portfólio

PRO – Gestão de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

IDE – Gestão de Ideias

IND – Gestão de Indicadores

GOV – Governança da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Ligações externas

Relacionamento com outros processos

A figura abaixo mostra o relacionamento da Gestão de Riscos e Oportunidades com os processos do Modelo MGPDI, onde alguns processos têm uma sinergia direta para sua execução, que permite que seu resultado contemple todos os outros processos de forma implícita.

processos/ris.txt · Última modificação: 2023/03/23 11:45 por cristina