RIS4 - Ações para resposta e tratamento dos riscos e oportunidades identificados, visando aumentar as oportunidades e/ou reduzir as ameaças, são determinadas e executadas.

Perfis aplicáveis: II e III

Valor

Executar ações de forma planejada e coordenada para diminuir os riscos e aumentar as oportunidades existentes para aqueles riscos e oportunidades que são considerados relevantes de acordo com o grau de exposição ao risco Ex. Essas ações devem ser viáveis do ponto de vista econômico e sempre atender as legislações e regulamentações vigentes.


Explicação

Todos os riscos devem ser analisados em relação ao que fazer com eles e como tratá-los, o que é chamado de estratégia de tratamento dos riscos. Existem várias estratégias para tratamento dos riscos, conforme a figura a seguir:

Selecionar a opção mais adequada de tratamento de riscos envolve equilibrar, de um lado, os custos e os esforços de implementação e, de outro, os benefícios decorrentes, relativos a requisitos legais, regulatórios ou quaisquer outros, tais como o da responsabilidade social e o da proteção do ambiente natural. Convém que as decisões também levem em consideração os riscos que demandam um tratamento economicamente não justificável, como, por exemplo, riscos severos (com grande consequência negativa), porém raros (com probabilidade muito baixa) NBR ISO 31000:2018.

Quando a opção for Reduzir/Mitigar, normalmente, usa-se:

Para ambos os planos deve-se definir responsáveis pela execução das ações, datas do início e fim das ações, recursos necessários, enfim, um plano de ação. Deve-se definir formas de acompanhamento para os riscos e indicadores para disparar a execução de um plano de mitigação ou de contingência.

Oportunidades Os tratamentos das oportunidades (riscos positivos) podem conter 4 estratégias: Aceitar, Mitigar, Transferir ou Eliminar.

Para os riscos positivos/oportunidades os tratamentos são os relacionados abaixo e devem ser indicados como categoria Oportunidade e o tratamento deve ser indicado no Campo Plano de Ação - Descrição

Explorar: É o desejo de garantir que a oportunidade aconteça e se concretize durante o projeto. Exemplo: Certificar um profissional para a participação da empresa em uma licitação que exige tal certificação.

Compartilhar: Unir-se a um ou mais terceiros que tenham maior qualificação para capturar a oportunidade em benefício do projeto. Exemplo: Montar um consórcio de empresas com parceiros que já tenham as qualificações exigidas para a participação em uma determinada licitação.

Melhorar: Procurar facilitar ou aumentar as possibilidades de que a oportunidade aconteça. Exemplo: Finalizar o projeto atual dentro dos objetivos do cliente, pensando em futuras oportunidades de novos projetos.

Aceitar: Quando não é possível aplicar nenhuma das outras estratégias, e a equipe deseja a oportunidade, mas não tem o objetivo de aplicar esforços para que ela aconteça.

Para as oportunidades os planos atenuantes são, na verdade, os planos de exploração que tem como objetivo determinar as ações a serem tomadas pela equipe para maximizar as possibilidades da oportunidade ocorrer, e otimizar o seu impacto caso ocorra. Uma ação de exploração referente a um determinado Risco deve possuir no mínimo uma breve descrição para sua realização, uma pessoa responsável e uma data para sua execução.


Dicas