Essa é uma revisão anterior do documento!
Perfis aplicáveis: I, II e II
Valor
O estabelecimento de procedimentos que norteiam a obtenção, organização e seleção de ideias constituem mecanismos úteis e criteriosos para se produzir ideias e oportunidades de alta qualidade, especialmente nas áreas de foco estratégico da organização.
Além de permitir maior visibilidade das oportunidades identificadas, sua existência também mitiga o risco de que alguma proposta boa de inovação venha a se perder e deixar de ser aproveitada.
Explicação
O que se pretende com este resultado é obter uma forma de organizar a discussão, a definição e a priorização das melhores ideias e oportunidades a serem aproveitadas pela organização. Isso pode ocorrer de várias formas, entre elas, realizando brainstorms para a captura de ideias, diagnósticos diversos ( capacidade inovativa, Radar da Inovação), análises de mercados, análises de valor, análise do ciclo de vida do produto e Análise SWOT.
Em geral uma maneira de se buscar ideias relevantes em uma abordagem de brainstorm engloba: definir o problema; definir os objetivos a serem alcançados para resolver o problema; conhecer mais a fundo o problema antes de partir para a solução, de forma a obter inspiração; reunir ou designar um grupo de pessoas, preferencialmente multidisciplinar, para tratar o problema e gerar ideias; promover um ambiente favorável à obtenção de ideias; obter e relacionar as ideias propostas; apresentar/ entender, discutir e avaliar pontos relevantes das ideias obtidas; estabelecer critérios para classificação das ideias, acompanhados de um peso referente à sua relevância em relação ao problema e objetivos definidos; descartar as ideias não úteis; para cada ideia remanescente, definir uma nota por critério estabelecido; a partir de notas ponderadas pelos critérios estabelecidos, priorizar as ideias, obtendo a melhor solução a ser implementada (a que ficou em lugar), bem como alternativas adicionais, conforme priorização. Caso seja de interesse, poderão ser verificadas as melhores alternativas considerando cada critério estabelecido, em separado.
Alguns exemplos de critérios para classificação das ideias poderiam incluir, entre outros: relação com a estratégia de negócio (congruência, impacto), vantagem competitiva para o produto resultante (benefícios e satisfação das necessidades do consumidor, valor financeiro para o cliente), atratividade para o mercado (tamanho e perspectiva de crescimento de mercado, margem % de lucro, situação e competitividade), existência ou obtenção de competências necessárias (tecnológica, de produção, de marketing – distribuição e vendas), viabilidade técnica (tamanho do gap tecnológico, complexidade técnica do produto resultante, incerteza técnica, viabilidade da demonstração técnica), potencial de retorno financeiro (lucratividade esperada, prazo para retorno, certeza de retorno/lucro, tempo para obtenção e lançamento do produto).
Dicas
O uso de gráficos no estilo Causa-Efeito ajuda a explorar mais a fundo um problema.
Ao realizar um brainstorm para a obtenção de seleção de ideias, algumas orientações se tornam relevantes:
O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) desenvolve o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) com o objetivo de fomentar a prática da inovação para as micro e pequenas empresas e sensibilizar os empresários sobre a importância da inovação como fator de sucesso. Em geral utiliza como ferramenta para o diagnóstico inicial da inovação nas empresas uma variação do Radar da Inovação. Em seguida, elabora um plano de ações e soluções inovadoras, que deverá ser implementado sob responsabilidade da empresa.
A principal diferença do Radar de Inovação utilizado pelo SEBRAE é a inclusão de mais uma dimensão, a “Ambiência Inovadora”, que tem como objetivo avaliar o ambiente propício à inovação dentro da empresa por meio de evidências como o a existência de colaboradores capacitados, existência de programas de sugestão, realização de acordos de transferência de tecnologia, utilização de recursos de órgãos de fomento como a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), entre outros.