Essa é uma revisão anterior do documento!
Perfis aplicáveis: II e III
Valor
Garantir que as ideias e os projetos satisfazem os critérios definidos (conforme resultado POR2), bem como avaliar, na medida que os projetos estejam em execução, se os mesmos critérios continuam aderentes e utilizados para apoiar as decisões frente às mudanças no ambiente.
Com a definição de uma sistematização por meio do uso de critérios que apoiem a qualificação de diferentes tipos de ideias, é possível selecionar e priorizar as ideias mais relevantes, ou que melhor apoiem os objetivos da organização, otimizando os esforços, restrição de recursos (LEVINE, 2005 apud SOFTEX, 2016).
Explicação
O objetivo deste resultado é definir um mecanismo ou repositório capaz de sistematicamente, avaliar e qualificar os diversos tipos de ideias e projetos, separando as ideias e/ou projetos com maior potencial estratégico para a organização. Pode-se por exemplo estabelecer uma planilha eletrônica separada em abas com ideia e projetos, com seu respectivo status: Sugestão, Em fila para análise, Ideia Aprovada e Ideia alocadas em Projeto.
Como forma de avaliar a priorização, pode-se utilizar a técnica GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) ou uma combinação de fatores gerando um “score” dado pela multiplicação dos fatores do GUT mais um peso para cada objetivo estratégico atendido pela ideia ou projeto.
Dicas
Pode-se automatizar uma lista com seus respectivos critérios com uso da funcionalidade em listas de Sharepoint disponíveis no pacote Office 365 da Microsoft, personalizando os fluxos de aprovação da ferramenta.