Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:con:con1

CON1 - Ações para fomentar a troca de conhecimento são estabelecidas e monitoradas

Perfil aplicável: III

Valor

Este resultado leva a um maior comprometimento dos colaboradores da organização na troca de conhecimento, tendo como consequência o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, e também o estabelecimento de uma cultura de aprendizagem organizacional colaborativa.


Implementação

Este resultado possui como foco definir uma estratégia para motivar os colaboradores a registrarem os conhecimentos tácitos, os resultados do processo de P&D, e a troca de conhecimento. Ações de compartilhamento e busca pelos conhecimentos devem fazer parte da cultura organizacional. Nesse sentido, deve-se elaborar ações compensatórias e de reconhecimento às pessoas que participam da troca do conhecimento na organização, com o objetivo de potencializar a criatividade, a aprendizagem e o compartilhamento de conhecimentos.

A implementação deste resultado pode ocorrer por meio de atividades educativas e de integração coletiva que envolvam os colaboradores da organização. Além disso, devem-se estabelecer ações de recompensas às pessoas que mais estiverem dispostas a colaborar com a troca de informações, e também o estabelecimento de ações de convencimento, que apresentem a importância do registro, busca e troca dos conhecimentos adquiridos pela organização.

Essas ações devem permitir que os colaboradores passem a adotar a troca do conhecimento como algo de extrema importância para o sucesso da organização. As ações para proporcionar a troca do conhecimento devem fazer parte de uma estratégia coordenada, que envolvam ações para motivar a participação ativa dos colaboradores.

A motivação dos colaboradores e o apoio da alta gerência constituem fatores de primordial importância para o sucesso deste resultado.


Dicas

Para criar uma cultura organizacional, sugere-se ações educativas e competições, como hackathons, workshops, oficinas, palestras, minicursos, entre outros, que apresentem a importância e o diferencial do conhecimento como fator de inovação dentro de uma organização.

Como meio de motivação e reconhecimento aos colaboradores que mais participam do processo CON, considerando tanto a geração de conhecimento como a busca e utilização desse conhecimento nas tarefas diárias, é necessário estabelecer meios de premiações em dinheiro, viagens, folgas, reconhecimento público e a possibilidade de ascensão na carreira, dentro da organização.

Como forma de monitorar a troca do conhecimento, por exemplo, pode-se utilizar uma ferramenta de Wiki ou uma ferramenta específica para gestão do conhecimento. Neste sentido, deve-se registrar as consultas realizadas aos conhecimentos, sendo fornecido o acesso a esse histórico aos colaboradores responsáveis por gerenciar as ações de Gestão do Conhecimento.

Todas as ações conduzidas no processo de estímulo à troca de conhecimento devem ser monitoradas quanto a sua efetividade na organização por meio de avaliações diretas (isto é, das ações realizadas) e indiretas (dos resultados da organização que dependem indiretamente da troca de conhecimento).

processos/con/con1.txt · Última modificação: 2022/11/10 17:28 por admin