Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:con:con3

CON3 - Especialistas e suas áreas de expertise, bem como conhecimentos essenciais para apoiar a inovação são identificados e envolvidos

Perfil aplicável: III

A implementação deste resultado leva a organização a desenvolver uma rede de especialistas em diferentes áreas, garantindo o seu comprometimento com o processo de gestão de conhecimento, e desempenhando papéis chave na tomada de decisão no processo de inovação, bem como na inserção e manutenção de ativos na sua base de conhecimento.

Valor

A criação e registro formal da existência da rede de especialistas da organização auxilia na correta identificação, seleção, e armazenamento dos itens de conhecimento, o que dá subsídio para a produção de conhecimentos essenciais para o processo de inovação. Por outro lado, o atendimento a este resultado auxilia a organização a identificar as áreas de conhecimento para os quais não há especialistas disponíveis, o que pode guiar a capacitação dos profissionais existentes, a terceirização, ou ainda a contratação de novos profissionais.


Explicação

A implementação deste resultado deve ocorrer pela identificação, isto é, o registro formal dos especialistas, suas áreas de expertise, e os conhecimentos necessários para apoiar a organização. Além disso, se deve evidenciar que estes especialistas realmente estão comprometidos com os projetos de inovação da organização. Os especialistas também atuam na revisão dos ativos - incluindo a sua validade com o passar do tempo - que foram identificados para serem inseridos na base de conhecimento da organização. Uma maneira para atender este resultado consiste na elaboração de um plano de recursos humanos especializados - descrevendo as áreas de conhecimento, os cargos, as habilidades requeridas, e os profissionais que ocupam estas posições na organização. A identificação de quem atua na organização, de suas competências e habilidades, deve ser estruturada para facilitar a localização dos especialistas necessários para executar tarefas nos processos de inovação. Para cargos ou habilidades que não há profissionais na organização que possam ocupá-los, este plano de organização deve orientar o planejamento da capacitação e/ou de admissão/contratação de novos recursos humanos. A organização pode evidenciar isto por meio de uma rotina periódica de avaliação do mapeamento entre as suas necessidades, áreas de expertise, e os profissionais existentes. Pareceres técnicos e outros ativos produzidos pelos especialistas, que foram inseridos na base compartilhada de conhecimento da organização, constituem exemplos de documentos que evidenciam o envolvimento dos especialistas no apoio à inovação no contexto organizacional.


Dicas

Para a publicação e disseminação do plano de recursos humanos especializados pode-se utilizar a intranet da organização, o site institucional, uma ferramenta de Wiki, ou mesmo uma ferramenta específica para gestão de recursos humanos. É importante observar que tanto a organização quanto o mapeamento das suas áreas de expertise requeridas para os processos de inovação são elementos dinâmicos que frequentemente sofrem mudanças. Estas mudanças devem ser refletidas no seu registro, de forma a acomodar, por exemplo, novos conhecimentos que sejam necessários e também novos colaboradores que se juntam a organização. Além disso, por vezes a organização pode se valer de especialistas externos (“terceirizados”) que atuem em áreas de expertise muito específicas para as quais a organização ainda não conta com colaboradores efetivos. A alocação destes profissionais deve ocorrer de forma análoga aos colaboradores internos, mantendo-se o registro do seu planejamento e envolvimento efetivo nos projetos de inovação conduzidos pela organização.

processos/con/con3.txt · Última modificação: 2022/11/10 17:37 por admin