Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:con:con5

CON5 - O conhecimento é coletado e disponibilizado aos interessados

Perfil aplicável: III

O conhecimento é produzido em todo momento em uma organização. Entretanto, deve haver o cuidado para que a organização reconheça e retenha o conhecimento que tem o potencial de contribuir com a condução dos seus processos de inovação. Do mesmo modo, este conhecimento que é coletado deve estar prontamente disponível para os usuários interessados.

Valor

Este resultado está vinculado com as duas extremidades do processo de gestão do conhecimento: por um lado, a coleta de ativos de conhecimento; por outro, o uso deste conhecimento armazenado. Portanto, seu valor é medido pela capacidade da organização efetivamente “aprender” (isto é, reter/armazenar o conhecimento gerado), e “aplicar” este conhecimento nos seus projetos.


Explicação

O atendimento deste resultado implica na implementação dos procedimentos definidos na política organizacional para gestão de conhecimento adotada na organização (resultado CON1), tanto para a coleta (isto é, inserção de conhecimento) quanto na recuperação (acesso) aos ativos da base de conhecimento organizacional.

A coleta pode ocorrer tanto de forma espontânea quanto provocada. Isto é, a coleta pode ser baseada em mecanismos para o registro de novos ativos de conhecimento. A partir da coleta deste ativo de conhecimento com potencial interesse da organização, este deve passar por uma avaliação da sua adequação por meio de critérios objetivos e, sendo aprovado, inserido na base de conhecimento organizacional.

Os resultados oriundos da P&D também devem ser inseridos na base de conhecimento da organização (conforme definido no resultado PES9). Isto é, todos os produtos e subprodutos do processo de inovação são potenciais fontes de ativos de conhecimento para serem coletados e inseridos na base de conhecimento organizacional. Por sua vez, a disponibilização do conhecimento pode ser evidenciada por meio de um mecanismo de busca e recuperação dos ativos da base de conhecimento, com as devidas permissões de acesso definidas na organização.


Dicas

A coleta pode ser baseada na existência de “urnas” ou formulários eletrônicos para o depósito de novos ativos de conhecimento.

Para a publicação e disseminação de conhecimento pode-se utilizar a intranet da organização, o site institucional, uma ferramenta de Wiki, ou mesmo uma ferramenta específica para gestão do conhecimento. Para isso, deve-se considerar que a solução escolhida permita a configuração de privilégios de acesso, garantindo que as informações sejam acessadas por quem de fato tenha autorização de acessá-las, e permita a consulta rápida às informações cadastradas, por exemplo, por meio de algum mecanismo de busca.

Além disso, para a comunicação aos interessados sobre a inserção de um novo item nesta base de conhecimento, a existência de algum mecanismo de notificação automática é desejável.

processos/con/con5.txt · Última modificação: 2022/11/10 17:48 por admin