Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:ind:ind4

IND4 - Os indicadores são estabelecidos de forma alinhada aos objetivos estratégicos de PDI, incluindo responsável, periodicidade, métodos de coleta e critérios de análise

Perfis aplicáveis: II e III

Valor

O estabelecimento de definições operacionais para os indicadores e/ou medições/ métricas como a definição clara da forma da coleta e do seu monitoramento, A execução destas definições operacionais permitem e aumentam a qualidade dos dados, a melhor compreensão e aplicação/ uso dos indicadores e medições, permitem ao longo do tempo utilizar dados e informações históricas e auxiliam na tomada de descrições.

A coleta e monitoramento executados conforme definições operacionais permitem um melhor entendimento e comunicação dos resultados obtidos, bem como sua execução ser de forma repetida onde os resultados podem ser comparados ao longo do tempo.

Uma descrição básica ou definição de formas ou métodos de coleta e acompanhamento devem estar definidos (abordagem requerida no Perfil I - Processos Executados) o que permite que os indicadores e/ou medições/ métricas já possuam um direcionamento e melhore a probabilidade de cumprimento dos objetivos.

Inclusão de uma documentação dos indicadores e/ou medições/ métricas (abordagem requerida no Perfil II - Processos Gerenciados) incluindo a definição dos procedimentos de coleta e armazenamento de dados, a definição de responsabilidades, meios e frequência de obtenção, permite que os dados coletados e armazenados sejam íntegros e confiáveis, lembrando que o objetivo é que os indicadores sejam avaliados já com base em métodos definidos e periodicidade estabelecida para sua realização.

Uma abordagem estratégica (requerida no Perfil III - Processos Estabelecidos) o processo já definido, engloba a interação com as metas da organização e pode também considerar diferentes enfoques e aplicações alinhado ao conceito de instanciação deste Perfil.


Explicação

Para o estabelecimento de métodos de coleta e monitoramento de indicadores e/ou medições/ métricas e para que estes estejam e sejam íntegros ao longo do tempo evitando que resultados feitos por métodos diferentes apresentem distorções no que se deseja analisar, mas que possam ser continuamente comparados e aprimorados, é necessário o estabelecimento de definições operacionais que sejam claras, documentadas e comunicadas.

Estas definições operacionais nada mais são do que procedimentos ou instruções de trabalho que podem ser elaboradas de forma simples, mesmo que uma organização não possua ferramentas ou recursos específicos.

O que é requerido neste “Resultado Esperado” é que as definições operacionais estabelecidas para cada indicador e/ou medição/ métrica sejam executados e registrados conforme estabelecido nos mesmos. Abaixo segue um exemplo de como esta definição operacional pode ser documentada.


Dicas

Para estabelecer as definições operacionais de coleta, armazenamento e monitoramento busque efetuar as questões abaixo para cada indicador e/ou medição/ métrica e registre/ documente o que foi definido para que todos os envolvidos nas medições executem o levantamento de dados e respectivo cálculo dos indicadores de uma forma padronizada.

Exemplo: Para um indicador de “Quantidade de Ideias Geradas” que é uma medição simples e não derivada, se deve questionar e definir os métodos ou critérios para:

  • Como coletar o número de Ideias? (quais os critérios que consideram como sendo uma ideia de inovação ou não?)
  • Onde coletar este número de Ideias? (de uma ferramenta/ de planilha/ de contagem de sugestões enviadas/ outros?)
  • Quem deve coletar este número? (quem são o(s) responsáveis pela coleta)
  • Quando ou em que periodicidade se coleta ou se levanta este número de Ideias? (em que momento se levanta ou se executa a contagem de ideias?)

Da mesma forma deve ser feito para Armazenamento e Monitoramento.

processos/ind/ind4.txt · Última modificação: 2022/11/11 22:24 por admin