Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:pes:pes2

PES2 - As necessidades das partes interessadas da P&D são identificadas

Perfis aplicáveis: I, II e II

Valor

A implementação deste resultado implica no registro formal das necessidades dos interessados no P&D. As necessidades são importantes para orientar o direcionamento que a pesquisa deve tomar e permite que o compromisso com estas necessidades possa ser obtido, acompanhado e avaliado objetivamente.


Explicação

Este resultado deve estabelecer as necessidades dos colaboradores internos e externos, da alta gerência, dos usuários, dos clientes (atuais ou potenciais), dos pesquisadores, dos técnicos e dos demais atingidos pela P&D na organização. Para isso, deve-se interagir com as partes interessadas, utilizando-se de meios como reuniões, aplicação de questionários, entrevistas, análise de mercado, entre outros, com o objetivo de identificar as reais necessidades dos envolvidos com respeito aos resultados da P&D.

As partes interessadas compreendem colaboradores internos e externos, a alta gerência, os usuários, os clientes (atuais ou potenciais), os pesquisadores, os técnicos e todos os demais atingidos pela P&D na organização que possuem interesse em produtos, serviços, processos ou métodos inovadores que serão criados ou aperfeiçoados pela organização. A condução de projetos de P&D na organização deve ser iniciada a partir da identificação das partes interessadas. A partir desta identificação, suas necessidades devem ser expressas e registradas. Frequentemente, é importante gerar categorias de usuários (“personas”) que abstraiam características comuns a partir de públicos distintos que se precisa atender.

As necessidades podem ser obtidas a partir de uma variedade de técnicas. Por exemplo, podem ser usadas entrevistas diretas, reuniões, sessões de brainstorming, pesquisas de mercado, questionários, análise de mercado e análise de produtos concorrentes.

É importante observar que a identificação das necessidades por vezes leva a situações de conflito em decorrência de necessidades contraditórias de diferentes interessados. Assim, esquemas de priorização podem ser adotados para solução de conflitos. É importante observar que este resultado possui conexão com o resultado PES 8, requerido no Perfil II, de forma que a as necessidades das partes interessadas aqui estabelecidas são usadas como base para avaliação das soluções desenvolvidas.

O resultado esperado indica que, independentemente da técnica utilizada para identificação dos interessados e suas necessidades, as necessidades precisam ser registradas para serem recuperadas, consultadas e mesmo atualizadas durante o processo de P&D.

Para evidenciar o atendimento deste resultado, pode-se, de modo mais amplo, estabelecer as necessidades mais gerais das partes interessadas em um documento organizacional e pode-se estabelecer as necessidades mais específicas nos Planos de Projeto de PDI (definidos de acordo com os elementos requeridos no processo Gestão de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PRO).


Dicas

A técnica de Design thinking vem sendo utilizada de forma frequente no contexto de inovação por fornecer apoio na definição de necessidades em contextos dinâmicos onde o conhecimento técnico não é formalizado.

No contexto de desenvolvimento de software surgiram nos últimos anos muitas ferramentas para gerência e especificação de requisitos que podem ser usadas no atendimento deste resultado esperado para registrar as demandas da P&D.

processos/pes/pes2.txt · Última modificação: 2022/11/12 19:29 por admin