Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:pro:pro2

PRO2 - Os riscos e oportunidades do projeto de PDI são identificados e acompanhados

Perfis aplicáveis: I, II e II

Valor

Avaliar os riscos e decidir quais serão as ações é fundamental em um projeto de inovação. Um projeto onde muitas incertezas estão presentes deve garantir que além de identificados, os riscos sejam constantemente acompanhados. Muitas das decisões que acontecem nos projetos de inovação são motivadas pela análise constante dos riscos. É fundamental identificar os riscos e acompanhar a evolução para que as decisões sejam as mais adequadas aos objetivos da empresa. Também é importante verificar as oportunidades oriundas dos projetos, visto que se existe risco, existe oportunidade.


Explicação

No Perfil I é importante a identificação dos riscos associados ao projeto de inovação. Uma boa fonte de identificação dos riscos é uma discussão com os envolvidos, incluindo conhecedores das técnicas usadas no projeto de inovação para que sejam capazes de sinalizar os possíveis riscos dentro dos limites do projeto. Além disso, é fundamental acompanhar a evolução destes riscos ao longo da execução do projeto. Caso sejam identificadas situações em que os riscos e as incertezas ameaçam os resultados do projeto, decisões devem ser tomadas para garantir a evolução do projeto.

O processo de gestão de riscos e oportunidades, segundo o PMBOK (PMI, 2017) diz que o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de condução do planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e implementação das respostas e monitoramento dos riscos em um projeto. Seu objetivo é maximizar a exposição aos eventos positivos e minimizar a exposição aos eventos negativos.

Esse processo pode ser extenso ou simplificado dependendo das necessidades do projeto. O MGPDI possui um processo dedicado a Gestão de Riscos e Oportunidades (RIS), que inicia no Perfil II e que tem uma abrangência que vai além do projeto e trata da gestão dos riscos e oportunidades em todo o processo de PDI.


Dicas

Uma forma simples de registrar a identificação dos riscos, a sua análise e respostas é usando uma tabela onde estas informações são registradas e atualizadas conforme o desenvolvimento do projeto.

É importante consultar os envolvidos no processo de inovação (internos e externos) para que a identificação dos riscos tenha uma eficiência maior. Muitas vezes em projetos de inovação, riscos ainda não conhecidos pela empresa passam a existir. Desta forma é importante ficar atendo e revisar constantemente, de forma ágil, com toda a equipe, se os riscos identificados permanecem os mesmos ou se devem ser atualizados. Essa atividade pode acontecer em pontos de controle, como as entregas parciais, as reuniões periódicas do projeto ou em momentos específicos para tratar deste assunto. O importante é não deixar de avaliar os riscos para não ser surpreendido por situações não pensadas e que podem inviabilizar o projeto.

processos/pro/pro2.txt · Última modificação: 2023/03/23 09:27 por cristina