Essa é uma revisão anterior do documento!
Perfis aplicáveis: I, II e III
Valor
Estabelece as expectativas de uma organização quanto à Gestão da Colaboração e indica como atender seus aspectos mais relevantes.
A existência de diretrizes gerais (requerida no Perfil I) possibilita alinhar com todos os envolvidos os objetivos, as estratégias e as ações esperadas, visando tanto coordenar atividades a serem executadas para levar a termo uma iniciativa, quanto promover a cooperação e a otimização de recursos.
A existência de um planejamento básico explícito (requerido no Perfil II) possibilita estimar, alocar e acompanhar as atividades e a disponibilização de recursos (materiais e humanos) para levar a termo uma iniciativa.
Melhor ainda seria ter uma padronização na forma como os envolvidos executam as atividades (requerida no Perfil III), que possa ser adaptada quando necessário, alinhando expectativas e orientando-os para que: se faça o trabalho certo, da primeira vez e todas as vezes; todos saibam “o quê” e “como” algo deve ser feito, além de “quem” deve fazer “o quê”; a realização das atividades ocorra de forma ordenada, estável e previsível, cumprindo o que foi planejado e privilegiando aspectos técnicos.
Explicação
No Perfil I, a abordagem para o processo COL – Gestão de Colaboração deve conter ao menos diretrizes gerais relacionadas ao processo, visando conseguir gerar os resultados esperados, por exemplo:
No Perfil II, além das diretrizes gerais do Perfil I, a abordagem deve conter ao menos um planejamento básico explícito, que inclua uma visão das partes e atividades envolvidas, distribuídas no tempo, com identificação e disponibilização de recursos (ferramentas, pessoas, dados, etc) e fundos necessários para a execução do processo, visando conseguir gerar os resultados esperados.
No Perfil III, além da necessidade de um planejamento básico explícito do Perfil II, a abordagem deve conter um processo padrão descrevendo as atividades executadas e perfis envolvidos, que possa ser instanciado para situações específicas, se pertinente.
Dicas
É importante que:
No Perfil I, diretrizes gerais (políticas) de como a organização planeja e implementa a Gestão da Colaboração (princípios, responsabilidades, tempos e instrumentos) devem estar definidas, mas ainda não é necessário um planejamento de atividades.
No Perfil II, além das diretrizes gerais, passa a ser necessário ter um planejamento básico, que inclua ao menos uma lista de atividades a serem realizadas, distribuídas no tempo e com os recursos necessários alocados. É importante evidenciar também o acompanhamento dessas atividades.
No Perfil III, além das diretrizes gerais e do planejamento básico, deve existir uma descrição das atividades constantes no planejamento, que possua informações básicas como “quem” faz “o que”, “quando”e “como”. Caso existam formas alternativas para a sua realização, é importante definir qual seria a forma padrão, quais as variações permitidas e quando elas devem ser aplicadas.