Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:pes:pes1

Essa é uma revisão anterior do documento!



Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/softsul/www/mgpdi/dokuwiki/inc/parser/handler.php on line 1552

PES1 - Uma abordagem para a Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento é estabelecida

Perfis aplicáveis: I, II e II

Valor

Padronização e entendimento comum dos procedimentos adotados pela organização na condução da P&D.


Explicação

Este resultado tem o objetivo de definir a abordagem de gestão da P&D de uma organização, podendo incluir informações como regras, diretrizes, processos, expectativas, papéis e responsabilidades dos interessados, ferramentas, valores e demais elementos associados. Esta definição deve ser originada pela alta gerência da organização e ser conhecida por todos os interessados na P&D.

A implementação deste resultado pode ocorrer por meio de um documento eletrônico acessível e conhecido por todos na organização envolvidos em P&D, elaborado na forma de uma Política organizacional, com o qual deve ser obtido o comprometimento de todos os interessados na P&D. A alta gerência deve possuir papel principal na definição da política e artefatos correlatos com este resultado esperado.

A política deve descrever os valores, diretrizes, expectativas e regras da organização, que contribuem ou influenciam para a gestão da P&D. Periodicamente a política organizacional de P&D pode ter seu conteúdo avaliado e atualizado. Todas as atualizações realizadas na política devem ser notificadas aos interessados.

Eventualmente, a definição da política organizacional pode ser dividida em múltiplos documentos referenciados por um documento-mestre que os vincule. A definição da política organizacional para P&D pode, ainda, compor um documento mais geral que atenda os demais processos definidos no MGPDI e demais práticas e processos organizacionais.

A política deve possuir uma definição do processo de P&D, incluindo suas atividades, papéis, artefatos, ferramentas, recursos, entre outros elementos. A definição do processo pode ocorrer de forma textual ou através de diagramas como BPMN, Diagrama de Atividades da UML, ou outras notações de definição de processos a escolha da organização.

No Perfil I, a abordagem para o processo PES – Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento deve conter ao menos “diretrizes gerais” relacionadas ao processo, visando conseguir gerar os resultados esperados.

No Perfil II, além das diretrizes gerais, a abordagem deve conter ao menos um planejamento básico explícito, que inclua uma visão das partes e atividades envolvidas, distribuídas no tempo, com identificação e disponibilização de recursos (ferramentas, pessoas, dados, etc) necessários para a execução do processo.

No Perfil III, além da necessidade de um planejamento básico explícito (abordagem requerida no Perfil II), a abordagem para o processo deve conter um processo padrão que possa ser instanciado para situações específicas, se pertinente.

Vale destacar ainda que uma abordagem estabelecida corresponde a estar definida, ser comunicada aos envolvidos, mantida (quando necessário) e seguida (ou seja, implementada e em uso rotineiro).


Dicas

Para a publicação e disseminação da Política Organizacional, por exemplo, pode-se utilizar a intranet da organização, seu site institucional ou mesmo uma ferramenta de Wiki, com os devidos privilégios de acesso. Outras formas de publicação da Política podem ser estabelecidas, desde que permitam o amplo acesso a todos os envolvidos na P&D. No caso de se utilizar uma notação gráfica para a definição de processo, se sugere a adoção de alguma ferramenta CASE ou editor diagramático que permita o uso da notação escolhida.

processos/pes/pes1.1615549712.txt.gz · Última modificação: 2021/03/12 08:48 por 127.0.0.1