Grupo de Empresas MGPDI em Belém-PA

Grupo de Empresas MGPDI em Belém-PA

Em 25 de janeiro de 2023 houve o lançamento do grupo de cinco empresas participantes do projeto “Selo Guamá de Gestão da Inovação”, que visa a implementação e avaliação do perfil 1 – Processos Executados do MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação ( www.mgpdi.org.br ) em cada empresa participante.

Trata-se de uma realização da Fundação Guamá, em Belém-PA, com apoio da Fapespa – Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, do Governo do Pará. As empresas, incubadas no PCT Guamá ( www.pctguama.org.br ),  foram selecionadas com base em participação no curso e aprovação na prova C1/P1 – Introdução ao MGPDI.

Nesse grupo há duas empresas de TIC (Jambu Tecnologia e MedBolso) e três de outros setores (Hidromel Uruçum, Paladar Amazônico e Yichie Comércio de Peças e Acessórios).

O evento de kick-off, online, apresentado por Rodrigo Quites Reis, presidente da Fundação Guamá, contou com a participação de Marcel do Nascimento Botelho e Deyvison Gonçalves, respectivamente diretor presidente e diretor científico da Fapespa, além de José Antônio Antonioni, presidente da Softsul, e Kival Weber, coordenador executivo do MGPDI.

A equipe de Inovação responsável pelo projeto (Anderson Costa, Cristina Filipak Machado, Luciana Ferreira, Rosane Melchionna e Tamiles Amorim) detalhou as suas responsabilidades, o escopo do projeto, o cronograma de atividades e as pessoas de contato.

Cristina Machado, consultora de implementação do MGPDI, destacou que o perfil 1 do MGPDI compreende sete processos, com propósito e resultados esperados para cada processo definidos nos Guias do MGPDI ( Guias – MGPDI (softsul.org.br) ): i) Gestão de Ideias; ii) Gestão da Inovação; iii) Gestão de Projetos de PDI; iv) Gestão da Colaboração; v) Gestão de Indicadores; vi) Gestão da P&D; vii) Governança da PDI.

Anderson Costa, coordenador do projeto na Fundação Guamá, apresentou o seguinte “cronograma de atividades”: i) Fev2023, diagnóstico das empresas em relação ao MGPDI; ii) Mar-Set2023, implementação dos sete processos do perfil 1 do MGPDI em cada uma das cinco empresas, observando que o acompanhamento será preferencialmente realizado por meio remoto; iii) Out-Dez2023, avaliação online do perfil 1 do MGPDI em cada empresa do grupo, com as aprovadas tendo direito a “Certificado MGPDI” emitido pela Softsul.

Finalmente, houve uma apresentação resumida de cada empresa participante e das suas expectativas. Rosane Melchionna, consultora de implementação do MGPDI, achou que “as empresas estão muito comprometidas, o que é muito bom para o sucesso do projeto”.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário