Desafios do PLA MGPDI 2023 – Planejamento Anual

Desafios do PLA MGPDI 2023 – Planejamento Anual

Enquanto o mundo trata de recuperar-se da pandemia de COVID-19, o que esperar de 2023?

Nas dimensões Política e Social, o ano começou mais complexo e conturbado: na Europa, com os impactos da Guerra na Ucrânia; no Brasil, com os ataques de 8jan nas sedes dos Três Poderes.

Na dimensão Econômica, além de menor demanda, há no radar uma desaceleração econômica global, com inflação e juros altos presentes nas grandes economias.

É sintomática a onda de demissões em massa nas ‘Big Techs’: Alphabet, dona do Google e do YouTube (12 mil demitidos em todo o mundo, 6% da FT – Força de Trabalho); Amazon (18 mil, 6% da FT); Meta, dona do Facebook e do WhatsApp (11 mil; 6% da FT); Microsoft (10 mil, 5% da FT); Salesforce (8 mil, 10% da FT); e Twitter (4 mil, 50% da FT), conforme Veja de 18jan, FSP de 19jan e Valor Econômico de 20jan.

Além disto, a FSP de 18jan destaca que: “Em Davos, 4 em 10 CEOs temem ver negócio extinto”. Para 39% dos CEOs no mundo (e 33% no Brasil), as empresas que dirigem serão economicamente inviáveis daqui a dez anos, como mostra a 26ª edição do Global CEO Survey – estudo anual da consultoria PwC. “O CEO que, às vezes é pressionado para produzir resultados no curto prazo, começa a pensar ‘se eu não fizer as transformações adequadas, eu não vou existir daqui a pouco, eu não estarei competindo com os novos integrantes do mercado’, então eu preciso fazer investimento”.

Para o MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações, estes riscos podem ser uma oportunidade para a melhoria nos resultados dos seus negócios.

Em 2023: i) o principal desafio de negócio (MGPDI Go2Market) continuará sendo buscar a sustentabilidade financeira do projeto e do modelo, com crescente ‘receita de serviços MGPDI’ (implementações e avaliações do modelo em empresas e grupos de empresas, cursos e provas oficiais para a capacitação de pessoas, dentre outros); ii) o desafio técnico (ETM – Equipe Técnica do Modelo) será apoiar tanto a capacitação de pessoas no MGPDI, quanto a implementação e avaliação do modelo em empresas e grupos de empresas, como manter os Guias do MGPDI atualizados.

Por último, 2023 no Calendário Chinês é o ano do Coelho que promete mais gentileza e serenidade (que é o que estamos precisando, sobretudo no Brasil). Neste contexto, apresentamos o PLA 2023 – Desafios do Planejamento Anual do projeto e do modelo MGPDI (recomenda-se ler/consultar a íntegra do documento PLA MGPDI 2023).

Nenhum comentário

Adicione seu comentário