MGPDI e Selo Guamá de Gestão da Inovação ganham destaque em Santarém-PA

MGPDI e Selo Guamá de Gestão da Inovação ganham destaque em Santarém-PA

No dia 26 de junho na cidade de Santarém, no oeste do Pará, aconteceu a visita à empresa TSA, especializada na produção de equipamentos náuticos. Essa empresa demonstrou potencial para se tornar uma participante do novo grupo de 15 empresas que será formado na cidade, com o apoio financeiro da SECTET.

Na parte da tarde houve reunião presencial com o Prefeito de Santarém-PA, Nélio Aguiar. Participaram dessa reunião o Diretor Presidente da SOFTSUL, José Antonio Antonioni, o Diretor Presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites Reis, o Presidente da ACES – Associação Comercial e Empresarial de Santarém, Alexandre Chaves e o Diretor Administrativo e Financeiro da ACES, Reginaldo Ávila. O tema principal da pauta com o prefeito foi a necessidade de aprimorar a articulação da quádrupla hélice local, composta pelo governo, academia, setor privado e entidades associativas, visando criar em Santarém um ambiente propício para atividades empreendedoras e inovação. O objetivo é estabelecer um ambiente qualificado para os negócios, levando em consideração as características da região.

A agenda seguinte ocorreu no CIAT – Centro de Inovação ACES Tapajós, vinculado a ACES e gerido pela Fundação Guamá de Belém. A primeira sessão foi o “Pitch Day: Trilha de Originação do Guamá Business”, que concentrou sessões de pitchs de 10 empreendedores qualificados na trilha do PCDE Guamá Business (Programa de Criação e Desenvolvimento de Empresas). Após ocorreu a palestra “Gestão da Inovação e o Modelo MGPDI”, ministrada por José Antonio Antonioni, Diretor Presidente da SOFTSUL seguida da apresentação do Projeto “Selo Guamá de Gestão da Inovação”, conduzida por Rodrigo Quites Reis, Diretor Presidente da Fundação Guamá. Durante a apresentação, foram destacadas as datas-marco da chamada pública direcionada à região do Tapajós, que tem como objetivo formar um grupo de 15 empresas para implementar o MGPDI, avaliar essas empresas e conceder a elas o Selo Guamá. Até a data de 26 de junho, a chamada pública, que encerrará em 31 de julho, já contava com 20 empresas inscritas e várias outras interessadas avaliando sua possível participação. As atividades foram concluídas com a inauguração do Espaço de Coworking do CIAT, um ambiente especialmente projetado para receber startups e empreendedores da região.

Reunião em 26/06/2023 com dirigentes da ACES (à esquerda), em Santarém

No dia 27, durante a reunião do Conselho de Gestão do Projeto MGPDI (CGP-MGPDI), foi realizada uma avaliação abrangente dos fatos que haviam ocorrido nos dias anteriores. Neste encontro, restou evidente que o modelo MGPDI, desenvolvido sob a coordenação da SOFTSUL, foi muito bem aceito no estado do Pará, tanto pelo setor público e instituições de fomento, quanto pelas empresas e entidades associativas, que reconhecem a sua eficácia e o seu impacto positivo na evolução da maturidade inovadora das empresas.

Rodrigo Quites Reis expressou que “a combinação do Selo Guamá de Gestão da Inovação com o MGPDI representa um alto potencial de transformação e criação de um ecossistema vigoroso de empresas inovadoras no Pará. Esse conjunto Selo Guamá e MGPDI, passa a ser um novo business que integra o portfólio de serviços da Fundação”. Também ressaltou a relevância e a importância da parceria estabelecida entre a SOFTSUL e a Fundação Guamá, que fortalece o compromisso desta última em impulsionar o desenvolvimento tecnológico e promover o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade no estado do Pará.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário