MGPDI e Selo Guamá de Gestão da Inovação ganham destaque em Belém

MGPDI e Selo Guamá de Gestão da Inovação ganham destaque em Belém

No período de 22/JUN a 27/JUN/2023, o Diretor Presidente da SOFTSUL, José Antônio Antonioni, cumpriu agendas nas cidades de Belém e Santarém-PA. A principal pauta nesse período foi aumentar, no estado amazônico, a visibilidade do MGPDI (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) criado sob a coordenação da SOFTSUL, que está sendo usado pela Fundação Guamá como plataforma para certificação de empresas paraenses de todos os portes e setores. Essas empresas recebem o Selo Guamá de Gestão de Inovação, quando implementam e avaliam com sucesso o MGPDI, seguindo a metodologia ágil desenvolvida pela Fundação Guamá, entidade gestora do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e do Centro de Inovação ACES Tapajós (CIAT).  O Projeto do Selo Guamá de Gestão de Inovação conta com recursos da FAPESPA (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa) e da SECTET (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará).

O Projeto de implementação e avaliação do MGPDI, conduzido pela Fundação Guamá adota a estratégia de implementação do modelo em grupos de empresas, o que traz vantagens sobre a implementação individual. Entre as vantagens da estratégia de grupos de empresas estão a redução de custos, a troca de experiências, o cronograma compartilhado e a motivação mútua entre as empresas do grupo, que se apoiam entre si, para concluir o processo. O primeiro grupo foi formado na cidade de Belém, com recursos da FAPESPA, a partir de chamada pública no final de 2022, com a participação de 5 empresas selecionadas. A previsão é que a ação neste grupo seja concluída em Setembro de 2023.

No dia 22/JUN, quinta-feira, Antonioni fez uma apresentação do MGPDI, em estilo pitch, no Meet Up organizado pela Fundação Guamá, que contou com a presença da maioria das mais de 40 empresas localizadas no Parque.

Na manhã do dia 23 de junho, Antonioni se reuniu com o Presidente da FAPESPA, Marcel Botelho, acompanhado do Diretor Presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites Reis. Durante a reunião, foram destacados os resultados alcançados pelo projeto Selo Guamá de Gestão da Inovação e o impacto que este está gerando nas 5 empresas do grupo de Belém.

Reunião em 23/06/2023 com Marcel Botelho (ao centro) – Presidente da FAPESPA, em Belém-PA

Na tarde do dia 23/JUN, a agenda aconteceu no Prédio Espaço Empreendedor, com o Workshop Selo Guamá de Gestão da Inovação. A programação incluiu a Palestra: “Governança e Inovação no contexto do programa MGPDI”, proferida por Antonioni e uma sessão de discussão chamada “Experiência na implantação do Selo Guamá de Gestão da Inovação”, na qual houve os depoimentos das 05 empresas do grupo MGPDI Belém, que relataram suas experiências e os resultados positivos que vêm alcançando.

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário