Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:ide

IDE – Gestão de Ideias

O processo de Gestão de Ideias (IDE) tem como objetivo apoiar a geração ampla de ideias e possibilidades de forma a favorecer a identificação de soluções factíveis, inovadoras e viáveis, com real impacto e valor para o negócio das organizações que as executam.

Como toda inovação começa com uma ideia, sem elas e sua gestão não haverá inovação. A ideia é o resultado de um processo criativo, portanto é preciso estímulo e envolvimento dos colaboradores através de uma abordagem clara que busque a estruturação, compartilhamento e maior eficiência e eficácia dos processos internos de geração de ideias. Sento a ideia ainda um ativo para qualquer organização, precisa ser valorizada, controlada, compartilhada e explorada de forma a trazer benefício e valor de negócio para a organização.

O processo de gestão de Ideias busca ainda garantir que a ideia seja transformada em valor de forma sustentável para a organização. Para isso, contempla desde a contextualização das ideias, o seu compartilhamento, análise quanto a viabilidade, sua seleção e até a execução sustentável.

Objetivos

O propósito do processo Gestão de Ideias é apoiar a busca ampla de possibilidades para encontrar soluções que gerem valor e que sejam possíveis de serem realizadas. Desta forma, aumenta a probabilidade de se ter sucesso na transformação da ideias, em soluções aos problemas enfrentados pela Organização, em resposta às necessidades do mercado e principalmente em inovação e competitividade

Importância e benefícios esperados

O desafio de gerar ideias pode não ser o maior problema. Selecionar as ideias que são mais alinhadas à estratégia da Organização, para que estas possam se transformar em valor, em inovação sustentável, é o maior desafio. Essa é a razão para a Organização ter processos que suportem não apenas a promoção de ideias e seu compartilhamento, mas também a avaliação das ideias ainda na fase inicial, seu monitoramento e transformação em valor.

Como benefícios desse processo temos a contínua geração de ideias pela organização o que gera a possibilidade de produtos/serviços inovadores.

Resultados esperados

Este processo é formado pelo conjunto de resultados esperados apresentados a seguir.

IDE1 (perfil I) - Ideias são contextualizadas, incluindo a definição de necessidades técnicas, recursos, oportunidades e riscos.

IDE2 (perfil I) - Ideias são compartilhadas entre os envolvidos, conforme pertinente.

IDE3 (perfil I) - A viabilidade de ideias é avaliada e documentada utilizando critérios objetivos.

IDE4 (perfil I) - Ideias viáveis são selecionadas por potenciais patrocinadores.

IDE5 (perfil I) - Ideias selecionadas são concretizadas em projetos de inovação.

IDE6 (perfil III) - A ideia é analisada em relação a sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Termos relevantes

Algumas formas de realização

Ideia é a ação de representar mentalmente algo concreto, abstrato ou de qualquer natureza; resultado de um processo criativo.

A gestão de ideias precisa ser transparente, clara e acessível à todos os colaboradores da organização. Uma ferramenta ajudará na transparência e no acesso de todos quanto a submissão, o debate e o monitoramento dessa ideia. A ferramenta pode ser desde um quadro digital que permita a organização de discussão sobre tópicos, o monitoramento do ciclo de vida não apenas visual, mas do tramite e evolução das ideias. Uma segunda abordagem seria uma ferramenta de tickets que viabilizaria tanto a transparência quanto o monitoramento do ciclo de vida dessa ideia.

Além disso, seções de colaboração e cocriação podem ser agendadas convidando equipes multidisciplinares da organização para participar. O brainstorm, os mapas mentais e a storytelling podem ser técnicas úteis para essas seções de cocriação das ideias.

Uma abordagem deve ser definida e toda equipe precisa ser capacitada e incentivada de forma a poder usar essas ferramentas e a abordagem criada.

Referências

livros

Borba, Alexandre Willams Torres, Glauber Henrique Camelo Batista, and Ricardo Andre Cavalcante Souza. “InnoStartup a Toolbox for Innovation in Software Development Process.” IEEE Latin America Transactions 14, no. 8 (2016): 3875-3885.

Dorow, Patricia, Guillermo Dávila, Gregório Varvakis, and Rolando Vallejos. “Generation of ideas, ideation and idea management.” Navus-Revista de Gestão e Tecnologia 5, no. 2 (2015): 51-59.

Barbieri, J. C., Álvares, A. C. T., & Cajazeira, J. E. R. (2009) Gestão de ideias para inovação contínua. Porto Alegre: Bookman.

Ver também

INO - Gestão da Inovação

PES - Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento

PRO - Gestão de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação

COL - Gestão da Colaboração

Relacionamento com outros processos

A figura abaixo mostra o relacionamento da Gestão de Ideias com os processos do Modelo MGPDI, onde alguns processos têm uma sinergia direta para sua execução, que permite que seu resultado contemple todos os outros processos de forma implícita.

processos/ide.txt · Última modificação: 2023/03/23 11:35 por cristina