Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:pro

PRO – Gestão de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Objetivos

O propósito do processo da Gestão de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) é planejar e monitorar como os resultados e metas do projeto de PDI serão atingidos.

Importância e benefícios esperados

A organização das ações para a pesquisa e o desenvolvimento da inovação no formato de projetos é fundamental para que seja possível planejar e acompanhar a execução, visando o atendimento das metas estabelecidas. Quando organizados, os projetos servem de fonte de informação para tomada de decisão em relação ao processo todo de inovação. Estabelecem uma organização tal que a priorização, a distribuição de recursos, os investimentos, a continuidade, entre outros, sejam direcionados para as ações que dão mais retorno em relação as metas estabelecidas.

Resultados esperados

Este processo é formado pelo conjunto de resultados esperados apresentados a seguir.

PRO1 (perfil I) - Objetivos e metas, atividades e resultados para o projeto de PDI são definidos e monitorados

PRO2 (perfil I) - Os riscos e oportunidades do projeto de PDI são identificados e acompanhados.

PRO3 (perfil I) - As partes interessadas são identificadas e, conforme pertinente, comunicadas em relação aos resultados do monitoramento.

PRO4 (perfil II) - O esforço, a duração, o custo e os recursos das principais atividades são identificados e acompanhados.

PRO5 (perfil II) - Mudanças internas ou externas que afetem o projeto de PDI são gerenciadas e comunicadas às partes interessadas.

PRO6 (perfil III) - A viabilidade técnica, funcional e mercadológica do resultado final do projeto é avaliada e documentada visando sua posterior inserção no mercado.

Termos relevantes

Algumas formas de realização

Embora os conceitos de gerenciamento de projetos possuam um conjunto de áreas extenso com várias técnicas e métodos associados, a realização de um projeto deve ser avaliada em suas características específicas e também no contexto onde estão inseridos para então definir a melhor forma de conduzí-los.

Um projeto que envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação possui características peculiares e as incertezas são parte constante. Realizar um projeto capaz de organizar o planejamento e conduzir o acompanhamento e controle para tomar as decisões corretas durante a sua execução se torna fundamental.

O foco é estabelecer no processo quais os níveis de planejamento e controle são desejáveis para atingir as metas traçadas. O projeto pode ser conduzido com práticas ágeis, usando de ferramentas visuais e atender as necessidades. Também podem ser conduzidos usando práticas mais formais e ferramentas (institucionalizadas ou não) para registrar as informações importantes.

Ferramentas que podem ser usadas na construção do projeto ou servir como apoio incluem o Design Thinking para atualizar conceitos e ideias; o Benchmarking ajudar a nutrir e a melhorar a cultura de inovação; o Brainstorming para gerar ideias relacionadas a um assunto específico e a Prototipagem Acelerada que ajuda a nutrir um design inovador por meio de várias interações e a levar o produto final ao mercado mais rapidamente.

Referências

ABNT NBR 16501:2011 Diretrizes para sistemas de gestão da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação (PDI).

Buchele, G. T., PierryTeza, J. A. de S., e Dandolini, G. A., Gerenciamento de projetos: um levantamento de métodos, técnicas e ferramentas para inovação, Revista Ciencias Estratégicas, V. 25, N. 37, 2017.

Project Management Institute PMI. Um Guia Do Conhecimento Em Gerenciamento De Projetos (Guia PMBOK®)–Sexta Edição, 2017

Ver também

Ligações externas

Relacionamento com outros processos

processos/pro.txt · Última modificação: 2023/03/28 17:26 por cristina