Essa é uma revisão anterior do documento!
O processo de Gestão de Ideias (IDE) tem como objetivo apoiar a geração ampla de ideias e possibilidades de forma a favorecer a identificação de soluções factíveis, inovadoras e viáveis, com real impacto e valor para o negócio das organizações que as executam.
Como toda inovação começa com uma ideia, sem elas e sua gestão não haverá inovação. A ideia é o resultado de um processo criativo, portanto é preciso estímulo e envolvimento dos colaboradores através de uma abordagem clara que busque a estruturação, compartilhamento e maior eficiência e eficácia dos processos internos de geração de ideias. Sento a ideia ainda um ativo para qualquer organização, precisa ser valorizada, controlada, compartilhada e explorada de forma a trazer benefício e valor de negócio para a organização.
O processo de gestão de Ideias busca ainda garantir que a ideia seja transformada em valor de forma sustentável para a organização. Para isso, contempla desde a contextualização das ideias, o seu compartilhamento, análise quanto a viabilidade, sua seleção e até a execução sustentável.
O propósito do processo Gestão de Ideias é apoiar a busca ampla de possibilidades para encontrar soluções que gerem valor e que sejam possíveis de serem realizadas. Desta forma, aumenta a probabilidade de se ter sucesso na transformação da ideias, em soluções aos problemas enfrentados pela Organização, em resposta às necessidades do mercado e principalmente em inovação e competitividade
O desafio de gerar ideias pode não ser o maior problema. Selecionar as ideias que são mais alinhadas à estratégia da Organização, para que estas possam se transformar em valor, em inovação sustentável, é o maior desafio. Essa é a razão para a Organização ter processos que suportem não apenas a promoção de ideias e seu compartilhamento, mas também a avaliação das ideias ainda na fase inicial, seu monitoramento e transformação em valor.
Como benefícios desse processo temos a contínua geração de ideias pela organização o que gera a possibilidade de produtos/serviços inovadores.
Este processo é formado pelo conjunto de resultados esperados apresentados a seguir.
IDE1 (perfil I) - Ideias são contextualizadas, incluindo a definição de necessidades técnicas, recursos, oportunidades e riscos.
IDE2 (perfil I) - Ideias são compartilhadas entre os envolvidos, conforme pertinente.
IDE3 (perfil I) - A viabilidade de ideias é avaliada e documentada utilizando critérios objetivos.
IDE4 (perfil I) - Ideias viáveis são selecionadas por potenciais patrocinadores.
IDE5 (perfil I) - Ideias selecionadas são concretizadas em projetos de inovação.
IDE6 (perfil III) - A ideia é analisada em relação a sustentabilidade econômica, ambiental e social.
Ideia é a ação de representar mentalmente algo concreto, abstrato ou de qualquer natureza; resultado de um processo criativo.
A gestão de ideias precisa ser transparente, clara e acessível à todos os colaboradores da organização. Uma ferramenta ajudará na transparência e no acesso de todos quanto a submissão, o debate e o monitoramento dessa ideia. A ferramenta pode ser desde um quadro digital que permita a organização de discussão sobre tópicos, o monitoramento do ciclo de vida não apenas visual, mas do tramite e evolução das ideias. Uma segunda abordagem seria uma ferramenta de tickets que viabilizaria tanto a transparência quanto o monitoramento do ciclo de vida dessa ideia.
Além disso, seções de colaboração e cocriação podem ser agendadas convidando equipes multidisciplinares da organização para participar. O brainstorm, os mapas mentais e a storytelling podem ser técnicas úteis para essas seções de cocriação das ideias.
Uma abordagem deve ser definida e toda equipe precisa ser capacitada e incentivada de forma a poder usar essas ferramentas e a abordagem criada.
Borba, Alexandre Willams Torres, Glauber Henrique Camelo Batista, and Ricardo Andre Cavalcante Souza. “InnoStartup a Toolbox for Innovation in Software Development Process.” IEEE Latin America Transactions 14, no. 8 (2016): 3875-3885.
Dorow, Patricia, Guillermo Dávila, Gregório Varvakis, and Rolando Vallejos. “Generation of ideas, ideation and idea management.” Navus-Revista de Gestão e Tecnologia 5, no. 2 (2015): 51-59.
Barbieri, J. C., Álvares, A. C. T., & Cajazeira, J. E. R. (2009) Gestão de ideias para inovação contínua. Porto Alegre: Bookman.
INO - Gestão da Inovação
PES - Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento
PRO - Gestão de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação
COL - Gestão da Colaboração