Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:ind

IND – Gestão de Indicadores

Objetivos

O propósito do processo IND – Gestão de Indicadores do MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações MGPDI é definir, medir e acompanhar os resultados dos indicadores de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A Gestão de Indicadores consiste no monitoramento, na avaliação e evolução contínua dos indicadores estabelecidos, alinhados às estratégias organizacionais, para evoluir e transformar a empresa/ organização. Neste sentido, faz parte o desdobramento para se conseguir mensurar a eficiência e a qualidade dos processos e seus produtos para que seja mais fácil identificar os pontos que devem ser melhorados.

Importância e benefícios esperados

A importância da Gestão de Indicadores é fornecer informações que auxiliem à tomada de decisões, a tempo, para atuar e se possível reverter o resultado dos processos, não somente de inovação, mas de toda a organização para o atendimento às metas e resultados estratégicos definidos. Neste sentido os conceitos-chave, portanto são:

  • Informações fornecidas pelos indicadores serem claramente desenvolvidas para tomada de decisões;
  • Em tempo para afetar aos resultados, ou seja, para a tomada de decisões e
  • Com foco nos objetivos dos processos e da organização

A Gestão de Indicadores deve também ser desenvolvida e entregar os dados necessários para que um processo/ organização possa se adaptar rapidamente a um ambiente variável. Portanto, a Gestão de Indicadores deve ser aplicável a diversos níveis de decisões como:

Nível de decisões Enfoque de decisões
Empresa/Organização Desempenho do Negócio
Processos Eficácia e eficiência
Melhoria Contínua
Projetos ou Desenvolvimentos de Inovação Entrega da inovação ou do produto dentro do orçamento, do prazo e de seus resultados
Manter desempenho do time/ equipe
Produto ou Inovações Resultantes Atributo técnicos e de qualidade da inovação ou produto
Desenvolver inovação ou produto que satisfaça o mercado/cliente

Alguns benefícios da Gestão de Indicadores:

  • decisões mais efetivas;
  • capacidade de mensurar e avaliar resultados;
  • identificação mais ágil de erros;
  • melhoria contínua das operações.

Resultados esperados

Este processo é formado pelo conjunto de resultados esperados apresentados a seguir.

IND1 (perfil I) - Os indicadores da gestão de pesquisa, desenvolvimento e inovação são definidos.

IND2 (perfil I) - Os indicadores da gestão de pesquisa, desenvolvimento e inovação são coletados e monitorados.

IND3 (perfil I) - Os indicadores da gestão de pesquisa e inovação são comunicados para as partes interessadas.

IND4 (perfil II) - Os indicadores são estabelecidos de forma alinhada aos objetivos estratégicos de PDI, incluindo responsável, periodicidade, métodos de coleta e critérios de análise.

IND5 (perfil II) - Os indicadores são utilizados para tomada de decisões.

IND6 (perfil III) - Os indicadores são armazenados para compor uma base histórica.

Termos relevantes

Algumas formas de realização

Para a implantação e implementação de um sistema de gestão de indicadores temos que considerar os enfoques e aplicações necessárias e alinhadas a cada organização, bem como a pesquisa e estudo de benchmarking.

Enfoques

Os enfoques, recomendados por diversos modelos ou normas relacionados a gestão e qualidade organizacional, levam em conta principalmente que cada indicador:

  • Deva ser derivado e alinhado às estratégias e objetivos organizacionais deixando claro qual ou quais os objetivos e/ou abordagens de cada indicador;
  • Possua claramente descrito sua especificação ou definição operacional, ou seja, como será obtido um determinado indicador, descrevendo suas medidas-base, fórmulas e descrição de sua aplicação;
  • Possua a descrição de seus procedimentos de coleta e armazenamento, bem como a responsabilidade alinhada e estes procedimentos;
  • Deva ser analisado criticamente e que existam critérios de tomada de decisões ou de ações;
  • Possua um local apropriado de arquivamento/guarda (repositório) conforme procedimentos operacionais e para uso como base histórica na organização e
  • Deva ser comunicado adequadamente envolvendo as partes interessadas, conforme aplicável.

Aplicações

Para a definição da aplicação da gestão de indicadores podem ser citadas fontes como:

1. No próprio MGPDI que será detalhado na sequência quais são os Resultados Esperados frente a cada perfil da organização.

2. Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade https://fnq.org.br/ onde um dos Fundamentos é APRENDIZADO e INOVAÇÃO onde define que cada organização deve focar na promoção de um ambiente favorável à criatividade, à experimentação e à implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização. Seus critérios de excelência estão listados abaixo e o item “Resultados” tem relevância, não só para o modelo MEG como na Gestão de Indicadores:

  • Liderança
  • Estratégias e Planos
  • Clientes
  • Sociedade
  • Informações e Conhecimento
  • Pessoas
  • Resultados

3. O CMMI – Capability Maturity Model (https://cmmiinstitute.com/) em suas diversas versões (atualmente na versão 2.0) considera, para cada nível de maturidade os enfoques que devem ser adorados que incluem:

  • derivar e registrar os objetivos de medição e desempenho das necessidades e objetivos de negócios selecionados e mantê-los atualizados;
  • desenvolver, manter atualizado e usar definições operacionais para medidas;
  • obter os dados de medição especificados de acordo com as definições operacionais;
  • analisar dados de desempenho e medição de acordo com as definições operacionais;
  • armazenar dados de medição, especificações de medição e resultados de análise de acordo com as definições operacionais;
  • comunicar periodicamente os resultados de desempenho à organização e
  • analisar e tomar ações necessárias como resultado da governança corporativa

4. O MPS.BR – Melhoria do Processo de Software Brasileiro (https://softex.br/mpsbr/) atualmente na versão 2020 considera, para cada nível de maturidade os enfoques que devem ser adorados que incluem:

  • objetivos organizacionais de medição e de desempenho, derivados dos objetivos de negócio e das necessidades de informação, são definidos e mantidos atualizados;
  • medidas são identificadas a partir dos objetivos organizacionais de medição e de desempenho, são documentadas por meio de definições operacionais, priorizados, mantidas atualizadas e disponibilizadas de acordo com os processos pertinentes;
  • medidas são coletadas, verificadas e armazenadas de acordo com as definições operacionais;
  • medidas são analisadas e os resultados da análise são armazenados de acordo com as definições operacionais e
  • a partir do resultado da análise das medidas, ações corretivas são realizadas visando alcançar os objetivos de desempenho estabelecidos.

5. A série de normas ISO - International Organization for Standardization (https://www.iso.org) também requerem enfoques e aplicações semelhantes a estas que de forma suscinta requer que cada organização deve determinar:

  • o que precisa ser monitorado e medido;
  • os métodos para monitoramento, medição, análise e avaliação necessários para assegurar resultados válidos;
  • quando o monitoramento e a medição devem ser realizados e
  • quando os resultados de monitoramento e medição devem ser analisados e avaliados.

Isto está bem evidente não somente para a série NBR ISO/IEC 9000 que é a norma bastante conhecida no mercado, mas nas demais normas que atualmente possuem a mesma estrutura representada na figura abaixo onde se destacam os requisitos de “Avaliação de Desempenho” relativos a indicadores e/ou medições/ métricas.

Benchmarking

Consiste no processo de busca das melhores práticas de gestão da entidade numa determinada organização e que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante. É recomendável estabelecer um processo de benchmarking para a busca ou análise de inovações e de sua gestão de indicadores. Alguns exemplos a seguir, relacionados com as “Referências” citadas.

Valor

Alguns dos benefícios já foram apresentados e estão apresentados neste material, além disso, um dos principais benefícios que se deve ter em mente na aplicação do processo de IND-Gestão de Indicadores é a Geração de Valor com o alcance de resultados de inovação não somente organizacionais, se tornando parte da Governança Corporativa, como a busca de resultados de inovação que propiciem benefícios à sociedade, ao meio ambiente, aos processos, às pessoas, constituindo o atendimento à todas as partes interessadas.

Explicação

O primeiro passo de implantação/ implementação deste processo de IND-Gestão de Indicadores, é definir as estratégias pretendidas de inovação da empresa/ organização. Destas estratégias deve-se desdobrar as necessidades ou objetivos dos processos de inovação envolvidos e que irão ser fundamentais para a implementação adequada das inovações pretendidas à esta estratégia. Deste desdobramento das estratégias devem ser definidos/ estabelecidos os indicadores aplicáveis considerando não somente o valor agregado como os custos envolvidos em as obtenção e análise, benefícios que serão obtidos com sua aplicação, importância para a empresa e partes interessadas. Além disso, uma análise crítica ou revisão do processo de IND-Gestão de Indicadores deve ser considerada para que os indicadores tragam benefícios constantemente. Para a implementação deste e dos outros processos deve-se levar em conta que este Guia de Implementação do MGPDI, o qual não é “prescritivo” e sim “orientativo”, pois há diversas maneiras de implementar os 11 processos do MGPDI visando alcançar os Resultados Esperados dos processos atendendo aos Atributos de Processo (AP) de cada um dos três Perfis do MGPDI.

Correlação entre processos

Por ser um processo de apoio ou suporte, o processo de IND- Gestão de Indicadores possui uma correlação direta com todos os demais processos do MGPDI contribuindo com acompanhamento dos resultados dos indicadores de pesquisa e inovação aplicáveis aos demais processos do MGPDI.

Referências

  • Practical Software and Systems Measurement Support Center - http://www.psmsc.com/ (apesar de ser relacionado com desenvolvimento de software, possui metodologias aplicáveis de desenvolvimento de indicadores).
  • Real Process Improvement – Using CMMI – Michel West ISBN: 0849321093
  • Practical Software Measurement: Objective Information for Decision Makers by John McGarry, David Card, Cheryl Jones, Beth Layman, Elizabeth Clark, Joseph Dean, Fred Hall ISBN: 0201715163
  • A Measurement Framework for Software Projects: A Generic and Practical Goal-Question-Metric(Gqm) Based Approach – e-Book
  • PSM Measurement-Related Papers & Articles - http://www.psmsc.com/Prod_MeasurementRelated.asp

Ver também “Ligações externas” referencias que orientam sobre medições de inovações.

Ver também

  • GOV – Governança de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
  • IDE – Gestão de Ideias
  • PES – Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento
  • PRO – Gestão de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
  • INO – Gestão de Inovação

Ligações externas

Relacionamento com outros processos

O processo IND tem relacionamento com todos os demais processos do MGPDI, conforme ilustrado pela figura a seguir.

processos/ind.txt · Última modificação: 2023/03/23 11:36 por cristina