Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:con

CON – Gestão do Conhecimento

O processo de Gestão do Conhecimento (CON) é responsável por coletar, classificar, armazenar e disponibilizar todo o conhecimento gerado e consumido por uma organização no contexto da realização da pesquisa e desenvolvimento (P&D). O conhecimento se apresenta de forma transversal aos demais processos e, a partir dele, é possível desenvolver soluções inovadoras.

A gestão do conhecimento envolve a transformação e a potencialização dos ativos intangíveis em um valioso recurso estratégico para a vida das organizações (Hoffmann, 2014).

Para estabelecer o processo de Gestão do Conhecimento é necessário definir políticas, estabelecer um repositório de conhecimento - com as devidas permissões e restrições de acesso, definir os mecanismos para disponibilizar de forma efetiva as informações quando necessárias, bem como identificar as expertises dos envolvidos neste processo.

A Gestão do Conhecimento está diretamente relacionada com a gestão das informações geradas e utilizadas pela P&D, garantindo a classificação e controle das informações oriundas do processo de inovação. Além disso, a gestão do conhecimento constitui um elemento central para que as organizações alcancem maturidade em seus processos inovadores.

Objetivos

O propósito do processo de Gestão do Conhecimento é proporcionar mecanismos para compartilhar o conhecimento de uma organização e a valorização dos seus colaboradores visando apoiar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação.

Importância e benefícios esperados

A Gestão do Conhecimento possui um papel importante no processo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, pois organiza e torna disponíveis os ativos de conhecimento cruciais, que permitem a geração de valor e inovação em uma organização. Além disso, a Gestão do Conhecimento demonstra a capacidade da organização em aprender e vivenciar de forma cíclica a relação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. Além disso, busca garantir a segurança, validade e sigilo dos ativos de conhecimento.

Resultados esperados

Este processo é formado pelo conjunto de resultados esperados apresentados a seguir.

CON1 (perfil III) - Ações para fomentar a troca de conhecimento são estabelecidas e monitoradas.

CON2 (perfil III) - Uma base de conhecimento, incluindo mecanismos associados para garantir o acesso, a disponibilização, o compartilhamento, a confidencialidade e a manutenção do conhecimento gerenciado, é estabelecida.

CON3 (perfil III) - Especialistas e suas áreas de expertise, bem como conhecimentos essenciais para apoiar a inovação são identificados e envolvidos.

CON4 (perfil III) - Um mecanismo de classificação com o objetivo de identificar e recuperar os conhecimentos gerados pela organização é estabelecido.

CON5 (perfil III) - O conhecimento é coletado e disponibilizado aos interessados.

Termos relevantes

Algumas formas de realização

A implementação do processo CON deve ser realizada através do reconhecimento da importância do conhecimento para a inovação, bem como através do estabelecimento de uma política de Gestão do Conhecimento para a organização.

Para que o processo CON tenha êxito deve-se estabelecer um repositório de ativos de conhecimento, que permita diferentes níveis de acesso para a rede de especialistas da organização, além de propiciar fácil inserção e recuperação dos conhecimentos produzidos, e registro da troca do conhecimento.

Deve-se ainda estabelecer ações que motivem a troca do conhecimento, com o intuito de produzir e armazenar conhecimentos capazes de alcançar diferencial competitivo e inovações dentro da organização

Referências

ABNT, Norma Brasileira ABNT NBR 16501. Diretrizes para sistemas de gestão da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação (PD&l), 2011.

CHEN, C.J.and Huang, J.W. Strategic human resource practices and innovation performance: The mediating role of knowledge management capacity. Journal of Business Research. Vol. 62, pp. 104-114. http://dx.doi.org/10.1016/j.jbus-res., 2009.

HOFFMANN, W. Gestão do Conhecimento: aprender e compartilhar. Coleção UAB-UFSCar. 2014. ISO. ISO management system standard for knowledge management ISO 30401, 2018.

LI, S., TSAI, M. (2009). A dynamic taxonomy for managing knowledge assets. Technovation, 29(4), 284–298.

SMITH, M.; BUSI, M.; BALL, P.; VAN DER MEER, R. FACTORS INFLUENCING AN ORGANISATION’S ABILITY TO MANAGE INNOVATION: A STRUCTURED LITERATURE REVIEW AND CONCEPTUAL MODEL. International Journal of Innovation Management. Vol. 12, No. 4 (Dec. 2008) pp. 655–676

VAZQUEZ, A.; SANTOS, C.; OLIVEIRA, L.; SILVA, F.; RUAS, R. Ativos de conhecimento e inovação em um serviço hospitalar de cirurgia cardiovascular. V Encontro de Estudos em Estratégia. ANPAD. 2011.

Ver também

O processo de Gestão do Conhecimento (CON) é transversal aos demais processos centrais definidos no MGPDI. Considerando que conhecimento é produzido e utilizado em todos os momentos nas organizações orientadas para inovação, a gestão do conhecimento irá atuar na sua identificação, avaliação, armazenamento, recuperação e evolução.

De forma mais específica, o resultado PES9 insere uma ligação específica com o processo CON por estabelecer que os resultados oriundos da P&D devem ser disponibilizados e integrados à base de conhecimento da organização. O resultado CON6 estabelece formalmente esta ligação entre os processos CON e PES.

Relacionamento com outros processos

A figura abaixo mostra o relacionamento da Gestão do Conhecimento com os processos do Modelo MGPDI, onde alguns processos têm uma sinergia direta para sua execução, que permite que seu resultado contemple todos os outros processos de forma implícita.

processos/con.txt · Última modificação: 2023/03/23 11:33 por cristina