Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:ide

Essa é uma revisão anterior do documento!



Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/softsul/www/mgpdi/dokuwiki/inc/parser/handler.php on line 1552

IDE – Gestão de Ideias

O processo de Gestão de Ideias (IDE) tem como objetivo apoiar a geração ampla de ideias e possibilidades de forma a favorecer a identificação de soluções factíveis, inovadoras e viáveis, com real impacto e valor para o negócio das organizações que as executam.

Como toda inovação começa com uma ideia, sem elas e sua gestão não haverá inovação. A ideia é o resultado de um processo criativo, portanto é preciso estímulo e envolvimento dos colaboradores através de uma abordagem clara que busque a estruturação, compartilhamento e maior eficiência e eficácia dos processos internos de geração de ideias. Sento a ideia ainda um ativo para qualquer organização, precisa ser valorizada, controlada, compartilhada e explorada de forma a trazer benefício e valor de negócio para a organização.

O processo de gestão de Ideias busca ainda garantir que a ideia seja transformada em valor de forma sustentável para a organização. Para isso, contempla desde a contextualização das ideias, o seu compartilhamento, análise quanto a viabilidade, sua seleção e até a execução sustentável.

Objetivos

O propósito do processo Gestão de Ideias é apoiar a busca ampla de possibilidades para encontrar soluções que gerem valor e que sejam possíveis de serem realizadas. Desta forma, aumenta a probabilidade de se ter sucesso na transformação da ideias, em soluções aos problemas enfrentados pela Organização, em resposta às necessidades do mercado e principalmente em inovação e competitividade

Importância e benefícios esperados

O desafio de gerar ideias pode não ser o maior problema. Selecionar as ideias que são mais alinhadas à estratégia da Organização, para que estas possam se transformar em valor, em inovação sustentável, é o maior desafio. Essa é a razão para a Organização ter processos que suportem não apenas a promoção de ideias e seu compartilhamento, mas também a avaliação das ideias ainda na fase inicial, seu monitoramento e transformação em valor.

Como benefícios desse processo temos a contínua geração de ideias pela organização o que gera a possibilidade de produtos/serviços inovadores.

Resultados esperados

Este processo é formado pelo conjunto de resultados esperados apresentados a seguir.

IDE1 - Uma abordagem para a Gestão de Ideias é estabelecida.

IDE2 - Ideias são contextualizadas, incluindo a definição de necessidades técnicas, recursos, incertezas e riscos.

IDE3 - Ideias são compartilhadas entre os envolvidos, conforme pertinente.

IDE4 - A viabilidade de ideias é avaliada e documentada utilizando critérios objetivos.

IDE5 - Ideias viáveis são selecionadas por potenciais patrocinadores.

IDE6 - Ideias selecionadas são concretizadas em projetos de inovação.

IDE7 - A ideia é analisada em relação a sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Termos relevantes

Algumas formas de realização

Ideia é a ação de representar mentalmente algo concreto, abstrato ou de qualquer natureza; resultado de um processo criativo.

Ações de Abstração Ação de representar mentalmente algo concreto, abstrato ou de qualquer natureza; resultado de um processo criativo.

As atividades relacionadas à criação de ideias, avaliação da inovação, priorização da inovação, entre outros, são exemplos de procedimentos de abstração, os quais levam o grupo a trabalhos de discussão e análise, não necessariamente, vinculados a geração de um resultado concreto ou formal.

Ações de Concretização Os procedimentos de concretização contemplam os processos de geração de evidências/entregáveis relacionados à gestão de ideias.

No que se refere à inovação, evidências e entregáveis serão todos e quaisquer tipos de documentos ou resultados da utilização de ferramentas provenientes de procedimentos que, por definição, exijam a criação dos mesmos como resultado das atividades definidas pela organização no processo de gestão de ideias.

Para implementar a gestão de ideias em uma organização é importante obter os seguintes resultados::

Ter uma abordagem para a Gestão de Ideias estabelecida - A organização deve estabelecer políticas, diretrizes e procedimentos para a geração de ideias. Todos os colaboradores devem ser envolvidos na práticas de geração de ideias e sugestões na empresa e para tanto deve ficar claro a forma como todas as pessoas envolvidas devem proceder. A forma desta abordagem pode variar conforme cada empresa, mas é importante que seja feita através de uma linguagem e que todos os colaboradores entendam o que está sendo estabelecido.

Ter ideias contextualizadas, incluindo a definição de necessidades técnicas, recursos, incertezas e riscos.

Ter ideias compartilhadas na organização

Ter ideias avaliadas e documentada utilizando critérios objetivos de viabilidade.

Ter ideias selecionadas por potenciais patrocinadores.

Ter ideias concretizadas em projetos de inovação.

Referências

livros

Borba, Alexandre Willams Torres, Glauber Henrique Camelo Batista, and Ricardo Andre Cavalcante Souza. “InnoStartup a Toolbox for Innovation in Software Development Process.” IEEE Latin America Transactions 14, no. 8 (2016): 3875-3885.

Dorow, Patricia, Guillermo Dávila, Gregório Varvakis, and Rolando Vallejos. “Generation of ideas, ideation and idea management.” Navus-Revista de Gestão e Tecnologia 5, no. 2 (2015): 51-59.

Barbieri, J. C., Álvares, A. C. T., & Cajazeira, J. E. R. (2009) Gestão de ideias para inovação contínua. Porto Alegre: Bookman.

Ver também

INO - Gestão da Inovação PES - Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento PRO - Gestão de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação COL - Gestão da Colaboração

Ligações externas

Incluir links externos

processos/ide.1593045262.txt.gz · Última modificação: 2021/03/12 08:39 (edição externa)